Alya Ventures lança fundo Anjos da Terra para startups com foco em sustentabilidade. Investimento em startups com soluções para desafios ambientais.
A Alya Ventures anunciou o lançamento do fundo Anjos da Terra, com o objetivo de investir em startups que buscam soluções para desafios ambientais. O fundo tem como meta investir em até 20 empresas que desenvolvem tecnologias com foco na redução de emissões, preservação de recursos naturais e processos produtivos menos poluentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As áreas de interesse do fundo incluem energia, agro, biodiversidade, clima, gestão de resíduos, água, economia circular e a chamada “blue economy”, que envolve o uso sustentável de recursos marinhos. O objetivo é encontrar negócios com soluções aplicáveis em diversos setores.
O primeiro aporte do fundo foi feito na Antora Energy, uma startup americana que desenvolve baterias térmicas de carbono para armazenamento de energia em larga escala. A tecnologia visa atender grandes consumidores industriais, oferecendo uma alternativa para evitar o desperdício de energia gerada.
O fundo é liderado por quatro sócios: Mário Anseloni, ex-presidente de empresas como HP, EDS e Itautec, e hoje à frente da TQI; Roberta Mota, que já foi gestora regional dos fundos Criatec I e II, ligados ao BNDES; e João Redondo, com atuação na área de sustentabilidade e clima.
O grupo conta com um conselho estratégico composto por nomes como Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura; Sylvia Coutinho, ex-presidente do UBS Brasil; Roberto Giannetti da Fonseca, ex-presidente da Cotia Trading; e Teresa Vernaglia, ex-CEO da BRK Ambiental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Cassio Spina, o fundo foi estruturado para atender a uma demanda crescente por iniciativas que combinem retorno financeiro com impacto ambiental. A expectativa é investir em startups com potencial de replicação em diferentes mercados, com tecnologia validada e aplicável.
A Alya Ventures é uma gestora registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ela surgiu da união das empresas Altivia Ventures, i-Ventures e FCJ Group, que já atuavam de forma independente com foco em corporate venture capital e operações com startups.
A gestora trabalha junto a corporações, investidores institucionais e empresas familiares.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!