Alsea busca vender operações do Burger King na América do Sul
Alsea, grupo mexicano, avalia desinvestimento na América do Sul, apuração de La Nación revela.

Alsea Inicia Venda do Burger King na Argentina
O grupo mexicano Alsea iniciou o processo de venda da rede Burger King na Argentina. A operação faz parte de um pacote de desinvestimentos da companhia, conforme reportado pelo jornal argentino La Nación. A Alsea busca novos investidores para a marca, que compete no mercado de fast food com o McDonald’s e a Mostaza, uma marca nacional argentina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desinvestimentos da Alsea
Além da Argentina, a Alsea também pretende se desfazer da licença da marca Burger King no Chile e no México. O banco espanhol BBVA foi contratado para conduzir a busca por interessados. Potenciais compradores incluem fundos de investimento, empresas locais do setor de alimentação e grandes players internacionais do setor de fast food.
Venda Concluída na Espanha
A estratégia de desinvestimento da Alsea já foi testada em outros países. Em 2023, a empresa concluiu a venda do Burger King na Espanha, que foi adquirida pelo fundo britânico Cinven. Apesar da saída da marca de hambúrgueres de alguns mercados, a Alsea continuará presente na Argentina com a operação do Starbucks.
Comunicação da Alsea
A Alsea afirmou que não comenta rumores ou especulações de mercado, e que toda comunicação oficial é divulgada através de seus canais institucionais. A empresa ainda não respondeu aos contatos da revista EXAME até a última atualização desta reportagem.
Posicionamento no Mercado Argentino
A disputa pelo consumidor argentino é acirrada. O Burger King chegou ao país em 1989 e possui atualmente 118 restaurantes distribuídos em 11 províncias. A marca enfrenta desafios como o consumo enfraquecido, a crescente concorrência de redes de frango frito e o aumento da popularidade das hamburguerias artesanais.
Leia também:

Israel inicia implementação imediata do plano de Trump para Gaza, diz Netanyahu

Macron cobra compromisso do Hamas sobre cessar-fogo em Gaza

Aeroporto de Munique fechado novamente por drones; voos suspensos pela DFS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ranking de Participação
O McDonald’s lidera o ranking de participação no mercado argentino de fast food. O Burger King divide o segundo lugar com a Mostaza, que expandiu sua presença em shoppings, estradas e cidades do interior do país. A Mostaza é uma marca nacional com forte presença no mercado.
Potenciais Compradores
Segundo o La Nación, grupos como a DGSA, proprietária das pizzarias Kentucky, e o fundo Inverlat, que detém as licenças da Wendy’s e da KFC, estão sendo considerados como potenciais compradores da marca Burger King na Argentina. O equatoriano Int Food, que entrou no mercado em 2018 com a aquisição da Wendy’s e da KFC, também pode estar interessado.