Alphabet Atinge Valorização Histórica Impulsionada por IA
A Alphabet, controladora do Google, alcançou nesta segunda-feira (24) um valor de mercado superior a US$ 4 trilhões, tornando-se a quarta empresa a atingir essa marca na história. As ações da empresa subiram mais de 5%, fechando em US$ 315,90 e impulsionadas pelo forte desempenho do setor de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa acumulou uma valorização de quase 70% no ano até o momento, superando significativamente o desempenho de concorrentes como Microsoft e Amazon. Essa ascensão reflete um aumento da confiança dos investidores na Alphabet, que anteriormente enfrentou preocupações sobre sua posição no mercado de IA, especialmente após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em 2022.
A Alphabet tem se beneficiado da transformação de seu negócio de computação em nuvem em um motor de crescimento importante, além de receber boas avaliações para o novo modelo Gemini 3. Analistas apontam que a participação da Berkshire Hathaway tem atraído investidores, mesmo que o papel direto de Warren Buffett na valorização não seja comprovado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa também tem se mostrado resistente à pressão antitruste, evitando medidas que pudessem levar à venda forçada de seu navegador Chrome, mesmo após decisões judiciais que consideraram os negócios de busca do Google como um monopólio. A resiliência da Alphabet contrasta com preocupações sobre a formação de uma bolha semelhante à dos anos 90, alimentada pela valorização das empresas de IA, como OpenAI e Nvidia.
A Alphabet conta com um forte fluxo de caixa, chips internos que oferecem alternativas aos processadores da Nvidia e um negócio de buscas já se beneficiando da integração da IA para mitigar os riscos associados ao boom da inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
