Extradição de Alexandre Ramagem Formalizada para os EUA
O Ministério da Justiça e Segurança Pública comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (28) que o governo brasileiro deu andamento ao pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) para os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A formalização ocorreu com a entrega do pedido à embaixada do Brasil em Washington, que o encaminhou ao Departamento de Estado no dia 30 de dezembro de 2025.
Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro, enfrenta uma condenação a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista. A fuga do parlamentar, ocorrida em setembro do ano passado para evitar o cumprimento da pena, o levou a residir em Miami.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Federal detalhou que Ramagem deixou o país pela fronteira com a Guiana, utilizando um passaporte diplomático que não havia sido apreendido. A decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que cassou o mandato de Ramagem em decorrência da condenação criminal, também está relacionada ao processo de extradição.
A extradição de Ramagem depende da análise e aprovação do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Não há, por enquanto, um prazo definido para a conclusão deste processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
