Alexandre de Moraes decide transferência de Bolsonaro para a Penitenciária Federal de Cubatão. Ex-presidente cumpre pena em condições diferentes
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta quinta-feira (15) a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a Penitenciária Federal de Cubatão, conhecida como “Papudinha”. A decisão marca o início do cumprimento da pena do ex-presidente a partir deste dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento judicial destaca os “privilégios” que Bolsonaro possuía anteriormente na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde estava detido desde o dia 22 de novembro. A comparação foi feita com os cerca de 384 mil presos em outras unidades da Polícia Federal.
Antes, o ex-presidente estava preso em uma sala individual e exclusiva na Superintendência da PF, com 12 metros quadrados, que incluía um quarto, banheiro privativo e água corrente com aquecimento. As condições eram ainda mais luxuosas, com benefícios como acesso a televisão a cores, ar condicionado, frigobar, médico da Polícia Federal 24 horas, autorização para fisioterapia, banho de sol diário e visitas reservadas.
Além disso, Bolsonaro tinha a possibilidade de realizar exames médicos particulares no local e receber transporte e internação sem necessidade de autorização judicial em casos de urgência. O regime permitia a entrega diária de comida caseira.
Na Papudinha, Bolsonaro terá acesso a uma cela com 64,83 metros quadrados, incluindo áreas cobertas com banheiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala. A unidade penitenciária também oferece uma área externa de 10,07 metros quadrados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova cela inclui uma cozinha com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro com água quente, geladeira, armários e uma cama de casal, além de televisão. O ex-presidente poderá ter cinco refeições diárias.
A Papudinha oferece a possibilidade de realizar banho de sol no espaço externo, sem horário marcado e com total privacidade. O espaço para visitas é amplo, podendo ocorrer tanto na área coberta quanto na externa, com cadeiras e mesa disponíveis nos dois ambientes.
Para atender as eventuais necessidades de saúde de Bolsonaro, a Papudinha conta com um posto de saúde equipado com uma equipe multidisciplinar, composta por dois médicos clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, um assistente social, dois psicólogos, um fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, um psiquiatra e um farmacêutico.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!