Alerta de Balneabilidade: 41 Praias em São Paulo Classificadas como Impróprias para Banho
O novo boletim de balneabilidade, divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta quinta-feira (29), trouxe um panorama preocupante para o verão paulista. O levantamento aponta que 41 praias ao longo do litoral paulista foram classificadas como impróprias para banho, após análises da qualidade da água.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação foi realizada em 175 pontos de coleta distribuídos ao longo da costa. Apesar do alerta para esses trechos, a grande maioria das praias – 134 – apresentou condições favoráveis para o banho, com água considerada segura para os banhistas.
Na região da Baixada Santista, a notícia é ainda mais positiva, com 40 praias liberadas para o uso. Essas praias estão distribuídas por diversos municípios da região, incluindo Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande. O monitoramento da Cetesb abrange uma extensa área de aproximadamente 256 quilômetros do litoral paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As coletas de água são realizadas semanalmente, com uma média de cada 1,5 quilômetros. Para que os banhistas possam identificar facilmente os locais seguros e inadequados, a Cetesb utiliza bandeiras verdes e vermelhas, respectivamente, instaladas em cada trecho da praia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
