A Importância do Ômega-3 para a Saúde
Você já ouviu falar sobre a importância do ômega-3 para a saúde? Apesar do conhecimento crescente sobre o papel desses ácidos graxos no organismo, a maioria da população ainda consome quantidades insuficientes, bem abaixo das recomendações internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma pesquisa recente, publicada em novembro na revista Nutrition Research Reviews, reuniu dados de 42 estudos e guias alimentares de diversos países, revelando que muitas pessoas não destinam espaço suficiente no prato a alimentos ricos em ômega-3 ou a fontes que o fornecem.
O estudo, conduzido pelo médico nutrólogo Rodrigo Costa Gonçalves, do Einstein Hospital Israelita em Goiânia, identificou que três em cada quatro pessoas no mundo não atingem os valores recomendados de 250 mg diários de ômega-3, em média. Isso equivale a consumir peixes gordurosos, como sardinha e atum, duas ou três vezes por semana, o que é considerado um padrão alimentar ideal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os pesquisadores focaram nos compostos EPA, DPA e DHA, associados a benefícios em diferentes fases da vida. Esses ácidos graxos são encontrados principalmente em peixes marinhos gordurosos e alguns vegetais, como algas. A ingestão adequada desses nutrientes está relacionada à redução de marcadores lipídicos, como os triglicerídeos, e pode influenciar a saúde cardiovascular e cerebral.
Apesar das recomendações em quase todos os guias alimentares, apenas 25% da população consegue alcançá-las. A falta de ômega-3 não causa sintomas imediatos, mas pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares e impactar a saúde cerebral e ocular ao longo do tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Para quem não consome peixes, as algas e o óleo de microalgas podem ser uma alternativa mais eficiente.
