Alerta Meteorológico em SP e RJ: Chuvas intensas e queda de temperatura! Previsão de alagamentos e deslizamentos. Atenção: 193 e 199.
O município do Rio de Janeiro foi colocado em estado de severidade alta, com emissão de aviso meteorológico devido à possibilidade de chuva forte nesta segunda-feira (19). Segundo o Alerta Rio, a tempestade pode ser acompanhada de raios e ventos fortes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aviso é válido até as 12h desta terça-feira (20). Durante esse período, a Defesa Civil Municipal orienta a população a adotar medidas preventivas e reforça os canais de emergência: 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Recomendações importantes incluem dirigir com velocidade reduzida, manter os faróis acesos, evitar áreas alagadas e não forçar a travessia de vias inundadas. A população também é aconselhada a evitar sair de casa e permanecer abrigada, além de não mergulhar em corpos d’água como mar, lagoas ou piscinas. É fundamental se afastar de árvores isoladas e, em ambientes fechados, evitar áreas próximas a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.
Além disso, recomenda-se evitar áreas elevadas e não estacionar veículos próximos a árvores ou linhas de energia elétrica.
A passagem de uma frente fria, associada a uma massa de ar polar, deve provocar altos volumes de chuva no litoral de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro nas próximas 48 horas. A Climatempo projeta alagamentos em áreas urbanas, enxurradas, transbordamento de córregos e rios, e deslizamentos de terra, especialmente em regiões de encosta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A previsão indica que muitas áreas do litoral paulista, da Serra do Mar e do centro-sul fluminense, incluindo a Região Metropolitana do Rio e a Região Serrana, podem registrar acumulados entre 100 mm e 200 mm apenas entre segunda e terça-feira. No litoral de São Paulo, os maiores volumes devem atingir principalmente a Baixada Santista e o Litoral Norte.
Já no litoral sul do Rio de Janeiro, cidades como Paraty e Angra dos Reis estão sob atenção para chuva persistente entre a tarde de segunda-feira e a madrugada de terça-feira. No Grande Rio e na Região Serrana, a chuva da tarde e da noite de terça-feira também pode ser expressiva e provocar transtornos.
Além das chuvas, a população do litoral de São Paulo e do centro-sul fluminense deve estar atenta à queda significativa de temperatura associada à passagem da frente fria. A semana será marcada por céu nublado, chuva frequente e ventos frios, mantendo as temperaturas abaixo da média para esta época do ano.
O cenário contrasta com os dias quentes e muito abafados que predominaram na primeira quinzena de janeiro de 2026, trazendo uma semana mais amena, porém instável.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!