Frio Extremo Atinge Nova York: Prefeito Alerta para Condições Letais
Nova York enfrenta um fim de semana com temperaturas potencialmente recordes de frio, impulsionado por uma nova frente de ar polar que se move sobre a cidade desde janeiro. O prefeito Zohran Mamdani divulgou a informação nesta sexta-feira, alertando para condições perigosas e potencialmente fatais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos nos aproximando de alguns dos dias mais frios que já tivemos, com temperaturas que podem cair para -23,3°C. Isso representa um risco extremo para a vida”, declarou Mamdani durante uma entrevista coletiva, conforme reportado pela agência EFE.
A previsão, caso se concretize, colocaria este fim de semana como o terceiro mais frio já registrado na cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados históricos mostram que o recorde absoluto de frio em Nova York foi estabelecido em 9 de fevereiro de 1934, com -26°C. O segundo recorde mais frio ocorreu em 30 de dezembro de 1917, com -25°C, segundo as medições da estação da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) localizada no Central Park.
Apesar de algumas tardes da semana terem apresentado temperaturas mais amenas, chegando a 1,1°C, o prefeito enfatizou que os próximos dias serão marcados por condições “frias demais e perigosas para a sobrevivência”. A prefeitura mantém o Código Azul, um protocolo de alerta para o risco de congelamento, desde 19 de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
De acordo com a EFE, desde a chegada da primeira onda de frio ártico no final do mês passado, 17 pessoas perderam a vida devido a causas relacionadas às baixas temperaturas.
