Inmet emite alerta laranja por onda de calor em RJ, MG e ES. Região metropolitana de SP e Sul também sob aviso. Chuvas e granizo previstas em SP.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo devido à previsão de onda de calor em áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso, que começou na tarde de segunda-feira (12) e se estenderá até o final de quarta-feira (14), indica que essas regiões podem enfrentar temperaturas elevadas, com um aumento de até 5ºC acima da média, durante um período de três a cinco dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A região metropolitana de São Paulo também está sob alerta.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a capital paulista amanheceu com céu nublado e chuvisco na terça-feira (13). A máxima prevista para o dia é de 31ºC. Na quarta-feira (14), a previsão é de sol entre nuvens e tempo abafado, com termômetros marcando até 29ºC.
Regiões como Araraquara, Bauru, Campinas, Itapetininga, Piracicaba, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e o litoral sul de São Paulo também estão sob alerta.
Enquanto isso, na região Sul, o alerta laranja de perigo é para tempestades. Há risco de chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, há risco de ventos intensos de até 100 km/h, queda de granizo e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aviso abrange principalmente cidades do Paraná e de Santa Catarina, com extensão a alguns municípios do interior paulista.
A cidade de São Paulo deve registrar fortes chuvas nos próximos dias, com as precipitações mais intensas entre quarta-feira (14) e sexta-feira (16). O CGE da Prefeitura de São Paulo aponta que a semana está marcada por instabilidade climática, associada ao calor e umidade.
A capital paulista amanheceu com tempo nublado e chuvisco na terça-feira, mas os termômetros permanecem em elevação, com máxima prevista de 31ºC. A previsão indica a possibilidade de rajadas de vento e queda de granizo, além da formação de alagamentos, elevação das cotas de rios e queda de árvores.
A previsão climática para São Paulo indica que as temperaturas devem diminuir gradualmente. Na quarta-feira (14), a madrugada deve ser marcada por céu nublado e termômetros na marca dos 20°C. No decorrer da manhã, há probabilidade de pancadas isoladas de chuva rápida.
A temperatura máxima atinge os 29°C. Na quinta-feira (16), as temperaturas devem diminuir um pouco, com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva no decorrer do dia, mantendo a temperatura em torno de 27°C. A tendência é de queda nas temperaturas, com máxima de 25ºC na segunda-feira (19) e 20ºC na terça-feira (20).
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!