Human Rights Watch alerta: Democracia Americana em declínio! Relatório aponta ataques ao direito ao voto e imigração. Philippe Bolopion critica governo Trump.
A organização Human Rights Watch emitiu um relatório anual nesta quarta-feira (4), expressando sérias preocupações sobre o impacto das políticas do governo dos Estados Unidos, liderado pelo então presidente Donald Trump, na saúde da democracia americana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório destaca a repressão à imigração, as tentativas de minar o direito ao voto e outras iniciativas governamentais como elementos que corroem os pilares fundamentais da democracia do país.
Philippe Bolopion, diretor executivo da Human Rights Watch, avaliou que a situação é alarmante. Segundo ele, a democracia global, conforme medido por certos indicadores, retornou aos níveis observados em 1985. Ele ressaltou que países como Rússia, China e Estados Unidos apresentam um grau de liberdade significativamente menor do que há duas décadas.
Bolopion criticou a forma como o governo Trump operou, argumentando que houve um ataque deliberado a todos os mecanismos de controle e equilíbrio de poder dentro do sistema democrático americano. Ele descreveu o ambiente político nos EUA como “bastante hostil” e apontou para um “declínio muito rápido na qualidade da democracia” no país.
O diretor executivo da Human Rights Watch também observou que 2025 representava um ponto de virada particularmente perigoso para organizações de direitos humanos e para o movimento de direitos humanos em geral. A agenda política de Trump, focada em questões de segurança nacional e imigração, se mostrou um tema central em sua campanha e contribuiu para sua vitória em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma declaração de porta-voz da campanha enfatizava o desejo de Trump de garantir a segurança das comunidades americanas, prometendo a remoção de “estrangeiros criminosos perigosos” do país.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!