Alerta de megaterremoto é emitido no Japão após tremer de magnitude 7,5. Agência Meteorológica alerta para possível evento de grande escala.
A agência meteorológica oficial do Japão emitiu um alerta nesta terça-feira (9) devido à possibilidade de um ‘megaterremoto’. Esta é a primeira vez que a agência utiliza essa classificação desde que a introduziu em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação se baseia em dados de terremotos globais e na ocorrência de um tremer de magnitude 7,5 na noite de segunda-feira (8). O sismo, que atingiu a região próxima a Hokkaido, perto da Fossa do Japão e da Fossa de Chishima, gerou preocupação devido ao potencial de um evento de grande escala.
Segundo o funcionário do gabinete da primeira-ministra para preparação para desastres, Morikubo Tsukasa, a análise indica que um terremoto com magnitude igual ou superior a 8 é uma possibilidade. A agência ressalva que ainda não há certeza sobre a ocorrência de um evento dessa magnitude.
Apesar da avaliação, a agência enfatiza a importância de todos atenderem ao alerta e tomarem precauções para proteger suas vidas. O terremoto de segunda-feira causou 33 feridos e danos leves em comunidades costeiras do Pacífico, além de um tsunami.
A escala Richter, utilizada para medir a intensidade dos tremores, varia de 0 a 10. O maior terremoto registrado até o momento foi o de 1960, no Chile, com magnitude 9,5.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!