Inmet emite alertas de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil até sábado, 24. Risco de alagamentos e deslizamentos em estados como SP, MG e BA.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quinta-feira, 22, alertas de chuvas para diversas regiões do Brasil, com áreas em amarelo e laranja, indicando diferentes níveis de risco associados às precipitações. A situação de alerta se estende até o próximo sábado, 24. Apenas os estados da região Sul não estão sob aviso devido às condições climáticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As áreas em alerta amarelo, que sinalizam risco potencial, abrangem estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Acre, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Distrito Federal. A recomendação principal é que a população esteja atenta à possibilidade de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios.
O alerta laranja, que representa um risco mais elevado e a possibilidade de danos significativos, foi emitido para os seguintes estados: Goiás, Minas Gerais, Pará, Bahia, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Espírito Santo, Amazonas, Rondônia, Piauí, Roraima, Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Nessa situação, o risco se concentra em alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Dados da Climatempo apontam que cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro registraram os maiores volumes de chuva do país nos últimos dias. Os acumulados de precipitação variaram entre 100 mm e pouco mais de 200 mm em diversos pontos.
De acordo com o Inmet, as chuvas devem persistir até o final da semana, devido à continuidade do segundo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, que permanece atuante na região Sudeste até o sábado, 24.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!