Aldo Rabelo afirma ter decretado Estado de Sítio para Dilma

Ex-ministro defende que apoio a Bolsonaro foi prerrogativa presidencial, questionando teorias do “golpe”.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em uma declaração impactante, o ex-ministro Aldo Rebelo, que serviu nos governos de Lula e Dilma Rousseff, afirmou ter preparado um decreto de Estado de Sítio durante a crise do impeachment. A revelação foi feita em entrevista a Marco Antonio Villa, no programa “Só Vale a Verdade”, onde Rebelo estabeleceu paralelos com as acusações de tentativa de golpe contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que ele considera infundadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Argumentos sobre a Elaboração do Decreto

Rebelo, com sua longa trajetória na esquerda, incluindo 40 anos no PCdoB e a presidência da Câmara dos Deputados, explicou que a cogitação ou redação de decretos de crise, como o Estado de Sítio, está prevista na Constituição. Segundo ele, se a então presidente Dilma Rousseff o tivesse solicitado, como ministro da Defesa, ele teria elaborado e apresentado o documento.

Questionou se a simples consideração de tal medida seria classificada como um ato golpista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comparação com a Invasão do MST em 2006

Rebelo também comparou os ataques de 8 de janeiro de 2023 com a invasão da Câmara dos Deputados por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 2006, quando presidia a Casa. Na ocasião, apesar da depredação do patrimônio, ele não classificou os invasores como “terroristas” ou “golpistas”, chamando-os de “arruaceiros”.

Enfatizou que os atos de 8 de janeiro representam “um movimento de desespero que merece punição”, mas não uma tentativa articulada de tomada de poder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Requisitos para um Golpe de Estado

Rebelo argumentou que um golpe de Estado real, como a ditadura militar de 1964, exige amplo apoio institucional das Forças Armadas, da classe política e da imprensa, algo que, em sua visão, não existiu em 2023. Destacou a importância de considerar o contexto histórico e a ausência de um amplo apoio institucional para definir a natureza dos eventos de 8 de janeiro.

Contraponto Político de uma Figura do PT

A posição de Rebelo, que nos últimos anos se aproximou do campo conservador e do próprio Bolsonaro, oferece um contraponto singular no debate político, vindo de uma figura que foi peça-chave nos governos do PT.

Sair da versão mobile