Celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida
Cerca de 150 mil pessoas estiveram presentes neste domingo (12.out.2025) nas celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida, localizado a aproximadamente 180 km de São Paulo. A data marca o feriado em homenagem à Padroeira do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A missa solene, conduzida pela manhã pelo cardeal arcebispo d. Orlando Brandes diante de uma grande multidão de fiéis, foi um momento central das festividades. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), atuando como presidente em exercício, também participou da cerimônia. “É uma grande alegria retornar à casa da mãe, aqui à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, um lugar de paz que nos dá força, renova e amplia a nossa fé. Ficamos muito felizes”, declarou a jornalistas.
Encontros Internacionais e Reflexões sobre a Fé
O vice-presidente também comentou a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Roma, onde ele participará de compromissos na FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e se reunirá com o papa Leão 14. Segundo Alckmin, esses encontros são “importantes para a paz, para a redução da pobreza no mundo e para a erradicação da fome”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participações e Presença Institucional
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) haviam confirmado sua presença, mas não compareceram. O secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), representou o governador.
Homenagem e Reflexões do Cardeal
Em sua homilia, dom Orlando destacou a necessidade de combater a pobreza e as desigualdades sociais no país. “Quando diminuímos a pobreza, experimentamos a paz, a convivência e a vida. A segunda esperança é que diminuam as desigualdades sociais, que são muitas. Que a Mãe Aparecida nos ajude a que os que foram eleitos pelo povo votem em leis favoráveis ao povo de Deus, favoráveis aos pobres”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Estimativas de Presença e Peregrinação
De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, do governo estadual, estima-se que cerca de 450 mil fiéis passarão pelo santuário durante a novena, iniciada em 3 de outubro. No ano anterior, o período de festas atraiu aproximadamente 324,5 mil visitantes, com 140 mil no dia 12 de outubro.
Peregrinos e a Jornada Religiosa
Cerca de 40.000 romeiros chegaram à basílica a pé neste domingo (12.out). Desde o início da semana, peregrinos seguem pela rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Em 2024, a concessionária CCR RioSP registrou mais de 38.000 romeiros, incluindo pedestres e ciclistas.
Temática da Celebração
Neste ano, a celebração tem o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, que, segundo o santuário, “propõe uma reflexão que integra fé e compromisso com a criação”. Ao longo do dia, serão realizadas 7 missas, com início às 5h e encerramento às 18h.
