Alckmin avalia que diálogo Lula-Trump foi positivo e foca em tarifas

Luiz Inácio Lula da Silva destacou a exploração de terras raras e o agronegócio como temas cruciais nas negociações Brasil-EUA.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou nesta segunda-feira (27) como o diálogo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi “muito positivo” e que essa conversa se intensificará nas próximas semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alckmin enfatizou a importância do encontro para o estabelecimento de um debate mais aprofundado entre os dois países.

Pontos de Negociação

Foram mencionados diversos pontos que devem ser abordados nas negociações, incluindo a exploração de terras raras e as possibilidades de desenvolvimento no setor do agronegócio. Além disso, a questão dos data centers no Brasil foi levantada, com foco na política de desoneração, conhecida como ReData.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ReData e Data Centers

Alckmin ressaltou a necessidade de aprovação da Medida Provisória (MP) do ReData, citando a importância de uma legislação consolidada para atrair investimentos em data centers e inteligência artificial. Ele também apontou que o Brasil possui energia abundante e renovável, um fator positivo para o desenvolvimento desse setor.

Importância Comercial dos EUA

Alckmin afirmou que os Estados Unidos são um parceiro comercial relevante, pois a China compra commodities, enquanto os EUA adquirem produtos com maior valor agregado, como aviões e máquinas. Ele enfatizou a importância do diálogo para fortalecer essa relação comercial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Outras Oportunidades de Negócios

O ministro mencionou o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que deve ser assinado até o fim do ano, e também as tratativas avançadas entre o bloco sul-americano e os Emirados Árabes. Ele também destacou “muitas oportunidades de negócios” envolvendo aeronaves com a Índia, além de outras áreas de colaboração.

Sair da versão mobile