Alckmin avalia acordo Mercosul-UE como “ganha-ganha” e data da assinatura

Alckmin avalia acordo Mercosul-UE como “ganha-ganha”, com previsão de assinatura em 17 de janeiro e impacto positivo para o Brasil.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Acordo Mercosul-UE é Avaliado como “Ganha-Ganha” por Alckmin

O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MIDC), Geraldo Alckmin, comentou nesta sexta-feira (9) sobre a aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. A expectativa é que o acordo entre em vigor ainda neste ano, representando um cenário positivo para o bloco sul-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alckmin classificou a situação como um “ganha-ganha”, ressaltando que o acordo fortalece o multilateralismo e possibilita o comércio de produtos mais acessíveis e de melhor qualidade. Ele enfatizou que a previsão é de que a implementação ocorra ainda neste semestre, sem a necessidade de intervenção externa.

Apesar do aval do vice-presidente, a assinatura formal do acordo requer a aprovação do Congresso do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os países sul-americanos aguardam o parecer positivo dos europeus antes de prosseguir com a formalização do acordo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso seja aprovado, a assinatura do acordo está prevista para o dia 17 de janeiro, no Paraguai. O acordo comercial, considerado o maior da zona de livre comércio do mundo, visa a redução de tarifas alfandegárias, a facilitação do comércio de bens e serviços, além de incluir compromissos nos setores de propriedade intelectual.

O acordo representa um marco para o Mercosul, impulsionando o investimento no bloco, já que 30% dos exportadores brasileiros destinam seus produtos ao mercado europeu. A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio destaca que o acordo é um dos maiores pactos comerciais negociados pelo Mercosul e um dos maiores pactos da União Europeia com parceiros comerciais. A data prevista para a assinatura do acordo é 17 de janeiro.

Sair da versão mobile