Alckmin Critica Taxa de Juros Elevada e Impacto na Dívida Pública
O vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, expressou sua preocupação com a taxa de juros de 15% atualmente aplicada pelo Banco Central. Em entrevista ao programa Visão Crítica, da Jovem Pan News, Alckmin classificou a taxa como uma “anomalia” que impacta negativamente a dívida pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele argumentou que, considerando a estabilidade do dólar em R$ 5,20 e a queda da inflação, a taxa de juros, com juros reais próximos de 11%, é incomum no cenário global.
Críticas à Política Monetária e ao Banco Central
Alckmin ressaltou que a política monetária de juros altos, liderada pelo atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, é um ponto de discordância. Ele lamentou a falta de justificativa para a segunda maior taxa de juros do mundo, especialmente diante do aumento dos preços dos alimentos, que ele descreveu como “preço cadente”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro também mencionou o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como alvo das críticas.
Visão Positiva para o Agronegócio e Expansão de Data Centers
Apesar das críticas à política monetária, Alckmin apresentou uma perspectiva otimista para a economia brasileira. Ele destacou que o agronegócio deve ter um desempenho excelente no ano corrente, mesmo após as tarifas impostas pelos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além disso, o ministro anunciou planos para a expansão de data centers em todo o país, visando fortalecer o setor de tecnologia.
Entrevista no Visão Crítica e Perspectivas Econômicas
O vice-presidente e ministro Alckmin foi o convidado da última edição do programa Visão Crítica, apresentado por Marco Antonio Villa. Durante a entrevista, Alckmin discutiu a união inesperada com o presidente Lula, as negociações para revogar o tarifaço imposto por Donald Trump e as perspectivas econômicas com a reforma tributária e o acordo entre Mercosul e União Europeia.
O programa foi veiculado na Jovem Pan News na noite desta sexta-feira, às 22h.
