Alckmin Avalia Encontro Lula-Trump com Expectativa Positiva
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, expressou otimismo em relação ao futuro encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder americano Donald Trump. Em declarações feitas nesta terça-feira (3), Alckmin destacou a melhora na relação bilateral, que, segundo ele, já é visível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A expectativa é positiva e mais focada na relação Brasil-Estados Unidos. Já melhorou. Nós tínhamos 37% da exportação brasileira para os Estados Unidos agravada com 10%, mais 40%. Tarifaço de 50%. Reduziu para 36%, para 34%, para 33%. Hoje está em 22%.
Já caiu bem o tarifaço,” afirmou o ministro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alckmin enfatizou que o objetivo principal do encontro será consolidar a parceria entre os dois países, com ênfase em setores estratégicos. A agenda inicial já contemplou produtos como carnes, aviões, suco de laranja, frutas, café, mas a nova direção busca ampliar a colaboração na indústria, que ainda enfrenta uma barreira tarifária de 50% nas exportações para os EUA.
“A ideia é focar bastante agora em alguns produtos agrícolas e muito na indústria, que ainda está com tarifa de 50%,” completou o vice-presidente, indicando que a redução das tarifas é uma prioridade para o governo brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
