Albano poderá ser extradição da Itália para o Brasil após ordem de Moraes

Governo europeu solicita extradição de empresário acusado de tráfico e crime organizado para o Brasil

28/09/2025 15:38

1 min de leitura

Albano poderá ser extradição da Itália para o Brasil após ordem de Moraes
(Imagem de reprodução da internet).

Ervin Mata: Prisão Cautelar Definitiva pelo STF

O empresário albanês Ervin Mata, de 38 anos, teve a prisão cautelar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento, Mata, residente no Brasil, ainda não foi formalmente preso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedido de Extradição e Acusações

A decisão de prisão, datada de 11 de março, só foi divulgada em 23 de setembro. O caso está sob sigilo no STF, em decorrência de um pedido de extradição apresentado pelo governo da Albânia. Ervin Mata é acusado de tráfico de drogas, participação em organização criminosa e associação criminosa no país europeu.

Investigações e Evidências

Segundo o governo albanês, investigações revelaram que Mata coordenou o tráfico de 240 kg de cocaína em Frankfurt, Alemanha, em setembro de 2020. As autoridades colheram provas que indicam sua atuação como líder desse esquema criminoso. Além disso, há suspeitas de que ele também esteve envolvido na organização e financiamento de assassinatos.

Medidas e Objetivos da Prisão Cautelar

A prisão cautelar, decretada por Moraes, tem como objetivo garantir a execução de uma possível ordem de extradição. O ministro determinou que a prisão seja comunicada imediatamente ao STF, ao Ministério da Justiça, à Interpol e à representação diplomática do Estado de origem. A medida visa assegurar a colaboração de Ervin Mata durante o processo de extradição.

Status Internacional

Ervin Mata é procurado internacionalmente desde novembro de 2023, conforme reportagem do jornal albanês “Pamfleti”. A decisão do STF representa um marco importante na busca pela extradição do empresário, que enfrenta acusações graves no país natal.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):