Airbus identifica falha em software de aeronaves; voo da JetBlue causa desvio para Tampa e feridos em 2025.
A Airbus comunicou que uma falha em seu software de controle de navegação, suscetível à radiação solar, afetou um número limitado de aviões. A empresa revelou essa informação na segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, após identificar o problema que impactou cerca de 6.000 aeronaves em escala global.
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A vulnerabilidade estava presente no Elac (Elevator and Aileron Computer), componente responsável por parte do controle das aeronaves.
O incidente que levou à identificação da falha ocorreu nos Estados Unidos, onde a Airbus constatou que a exposição à radiação solar poderia comprometer os sistemas de controle. A falha foi detectada após um incidente técnico envolvendo um voo da JetBlue em 30 de outubro, na rota Cancún–Newark.
Durante o voo, a aeronave da Airbus perdeu altitude de forma inesperada e não controlada, forçando a tripulação a realizar um desvio para Tampa, na Flórida. Passageiros sofreram ferimentos e foram encaminhados a hospitais para receber atendimento médico.
Investigações preliminares apontaram que a intensa radiação solar teria corrompido dados utilizados pelos sistemas de controle de voo, afetando a resposta automática da aeronave. A fabricante enfatizou que a falha “revelou que a intensa radiação solar poderia corromper dados essenciais para a operação dos comandos de voo”.
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O problema afetou aeronaves em operação em diversos países. A American Airlines mencionou “alguns atrasos” relacionados aos ajustes, estimando que a atualização de aproximadamente 340 aeronaves seria concluída na segunda-feira, 1º de dezembro de 2025.
A Avianca relatou interrupções “significativas” nos voos, enquanto a Air France informou que conseguiria “transportar todos os seus clientes no sábado, com exceção dos voos de sua malha regional que opera no Caribe”.
A Lufthansa esclareceu que não espera “o cancelamento de nenhum voo devido a essa situação, embora atrasos isolados durante o fim de semana não possam ser descartados”. A EasyJet informou que não cancelou nenhum voo, tendo finalizado a manutenção em todas as suas aeronaves A320.
A JetBlue já havia iniciado as modificações necessárias em alguns de seus A320 e A321, enquanto a Delta Airlines planejava concluir as atualizações em suas aeronaves até a manhã de sábado.
No México, as companhias Volaris e Viva Aerobus anunciaram, na sexta-feira, 28 de novembro de 2025, que as operações sofreriam atrasos.
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