Airbus chama aeronaves A320 para recall após problemas com controles de voo. A empresa emite AOT e prevê impactos em companhias como Azul e Avianca.
A Airbus anunciou o recall de aeronaves da família A320, modelo amplamente utilizado e um dos mais vendidos pela fabricante. A decisão foi tomada após a identificação de potenciais problemas no funcionamento dos controles de voo.
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A empresa comunicou que uma análise de um evento recente, envolvendo uma aeronave A320, revelou que a intensa radiação solar pode comprometer dados críticos para o funcionamento desses controles. Em resposta, a Airbus trabalhou proativamente com autoridades de aviação, solicitando ação preventiva imediata através de uma Transmissão de Alerta aos Operadores (AOT).
A AOT visa implementar medidas de proteção de software e/ou hardware, garantindo a segurança de voo da frota. A Airbus informou que essa ação resultará em uma Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).
A empresa reconheceu que as recomendações podem causar impactos operacionais e expressou desculpas pelos transtornos, assegurando que continuará acompanhando a aplicação das ações necessárias.
Várias companhias aéreas operam aeronaves A320. A Azul, por exemplo, informou que nenhuma de suas aeronaves do modelo em questão está incluída no programa de recall anunciado pela Airbus, reforçando que a operação da frota segue dentro da normalidade.
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A American Airlines espera alguns atrasos operacionais devido a uma grande alteração de software em um “número significativo” de aeronaves Airbus A320, com expectativa de que o problema afete cerca de 340 aeronaves da sua frota. A companhia aérea foca em limitar os cancelamentos.
A colombiana Avianca informou que a orientação da Airbus impacta mais de 70% da frota da empresa, prevendo interrupções significativas nas operações nos próximos 10 dias. Em resposta, a Avianca fechou as vendas para viagens até 8 de dezembro, buscando evitar maiores impactos e facilitar a reacomodação de passageiros.
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