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Airbus: Brasil tem potencial para liderar biocombustível aéreo e neutralizar carbono

Presidente da América Latina afirma que país possui vantagens para ser referência global e neutralizar carbono até 2050.

Por: redacao

20/10/2025 20:51

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Airbus para a América Latina e o Caribe, Arturo Barreira, destacou que o Brasil possui uma oportunidade singular para liderar globalmente na produção de combustível sustentável de aviação (SAF). Essa visão foi expressa em entrevista ao Poder360.

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Participação em Discussões Regulatórias

Barreira enfatizou que a Airbus tem atuado ativamente no país, participando das discussões sobre a regulamentação do setor. A empresa tem se dedicado ao desenvolvimento de iniciativas, especialmente no Brasil, buscando impulsionar o crescimento do SAF na aviação.

Colaboração no Projeto de Lei Combustível do Futuro

O executivo mencionou a colaboração da Airbus no debate sobre o projeto de lei Combustível do Futuro, que estabelece metas de uso de SAF em voos comerciais. Gilberto Peralta, presidente da Airbus no país, também participou de audiências no Congresso.

Adaptação das Aeronaves para o SAF

A Airbus já está adaptando suas aeronaves para operar com o biocombustível. A empresa tem se dedicado à preparação de seus aviões para que sejam certificados com 50% de mistura SAF. O objetivo é que, até o fim da década, todo o equipamento, desde helicópteros até aviões, seja 100% compatível com SAF.

Uso do SAF nas Operações da Airbus

Em 2024, a Airbus pretende atingir 15% de uso de SAF em voos de teste, de entrega e na frota Beluga, o que representa mais de 16 milhões de litros. A empresa superou essa meta, alcançando 18%, com o consumo de aproximadamente 12.000 toneladas.

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Soluções para a Meta de Neutralidade de Carbono

Barreira ressaltou que o combustível sustentável será um dos principais vetores para alcançar a meta de neutralidade de carbono em 2050. Ele enfatizou que a transição exigirá esforços combinados, incluindo SAF, novas tecnologias, eficiência operacional e mecanismos de compensação.

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