AIEA relata que Irã elevou seu estoque de urânio a níveis próximos aos de uma arma

Em 13 de junho, Teerã possuía 440,9 quilos de urânio enriquecido em até 60%, 32,3 quilos a mais do que em maio; esse material está próximo do nível técn…

03/09/2025 18:38

1 min de leitura

Buildings of the International Atomic Energy Agency (IAEA) headquarters reflect in doors with the agency's logo during the IAEA’s Board of Governors meeting in Vienna, Austria on June 13, 2025, where the IAEA’s head Rafael Grossi briefed board members following Israeli strikes on Iran, including on the Natanz uranium enrichment facility. (Photo by Joe Klamar / AFP)
Buildings of the International Atomic Energy Agency (IAEA) headq...

O Irã aumentou seu estoque de urânio enriquecido a níveis próximos aos de armamento, pouco antes do ataque militar israelense de 13 de junho, conforme relatório confidencial da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) visto pela Associated Press.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 13 de junho, Teerã possuía 440,9 quilos de urânio enriquecido em até 60%, 32,3 quilos a mais que em maio. Esse material está a um passo técnico dos 90% exigidos para nível de arma. A AIEA lembra que cerca de 42 quilos enriquecidos a 60% já seriam suficientes para produzir uma bomba atômica se elevados a 90%.

O documento indicou que Irã e a AIEA não haviam estabelecido um entendimento sobre a retomada de inspeções em locais bombardeados por Israel e EUA em junho. Israel afirmou ter visado instalações nucleares e militares com o objetivo de impedir o desenvolvimento de armas atômicas. O Irã, por outro lado, mantém que o programa é pacífico.

Em 22 de junho, os EUA lançaram bombas antibunker contra instalações nucleares. Alguns dias depois, o presidente Masoud Pezeshkian sancionou lei suspendendo toda cooperação com a AIEA. A partir daí, apenas a usina de Bushehr, operada com assistência russa, recebeu inspetores.

O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, afirmou que “as especificidades técnicas para possibilitar o retorno integral das inspeções da Agência devem ser finalizadas com urgência”. A organização considerou a decisão iraniana de interromper a cooperação “profundamente lamentável”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até 13 de junho, o volume total de urânio enriquecido do Irã era de 9.874,9 quilos, 627,3 unidades acima do registrado em maio. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não obteve confirmação dessas informações, o que gerou “preocupação séria”.

Com informações do Estadão Contigo

Publicado por Nótaly Tenório

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):