AGU forma equipe para investigar Enel e apagões em São Paulo em 2025

AGU forma equipe para investigar Enel após apagões em SP. A equipe da AGU investigará Enel (Eletropaulo Metropolitana Eletricidade) em SP. Recomendações serão apresentadas em 30 dias

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou a formação de uma equipe especial para analisar as ações da concessionária Enel (Eletropaulo Metropolitana Eletricidade) em decorrência de interrupções no fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa visa apurar responsabilidades e propor medidas cabíveis. A equipe, que começará a trabalhar na segunda-feira (19), será composta por representantes de órgãos federais como a Procuradoria-Geral Federal (PGF), Procuradoria-Geral da União (PGU) e a Consultoria-Geral da União (CGU).

A Secretaria-Geral de Consultoria da AGU coordenará o trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Análise e Recomendações

A equipe da AGU elaborará um relatório detalhado sobre as falhas no serviço prestado pela Enel. O documento incluirá a descrição das interrupções, a análise das ações tomadas pela concessionária e sugestões de possíveis medidas a serem implementadas.

O prazo para conclusão do relatório é de 30 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Resposta da Enel

Em sua resposta, a Enel afirmou que está cumprindo suas obrigações contratuais e regulatórias, apresentadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2024. A empresa destaca avanços nos indicadores de qualidade e um plano de melhoria contínua.

A Enel Distribuição São Paulo investe em modernização e digitalização da rede elétrica.

Diretriz Presidencial

A criação da equipe da AGU responde a uma determinação do Presidente da República, datada de 12 de janeiro, que solicitava a apuração das responsabilidades de diversos entes federativos, incluindo empresas e a Aneel, em relação às falhas de energia em São Paulo.

Correção Inicial do Número de Afetados

Inicialmente, a Enel informou que o número de clientes impactados pelo apagão de dezembro de 2025 seria de 2,2 milhões. Posteriormente, a empresa revisou a informação, admitindo que o número real é “significativamente maior” do que o inicialmente comunicado à Aneel.

Sair da versão mobile