África: 21 equipes buscam vaga direta nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Continente oficializa participação de dois países na competição; 21 equipes buscam vaga direta e prestigiada no torneio internacional.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Eliminatórias da Copa do Mundo: Situação das Chaves Africanas

A reta final das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 está se aproximando para a África, com as últimas vagas sendo definidas. Nove países avançarão diretamente para o torneio, enquanto outros nove disputarão a repescagem intercontinental.

Grupo A

O Egito lidera o Grupo A com 20 pontos, cinco a mais que a Burkina Faso. Uma vitória sobre o Djibouti nesta terça-feira (8) carimbará a vaga da equipe comandada por Mohamed Salah. Serra Leoa e Guiné-Bissau também possuem chances matemáticas de avançar para a repescagem, caso terminem entre os quatro melhores segundo colocados.

Grupo B

Senegal e República Democrática do Congo disputam a primeira posição e a vaga direta à competição. Os senegaleses possuem uma pequena vantagem e lideram o grupo com 18 pontos, dois acima do adversário. Sudão ainda pode se classificar diretamente ou pegar um lugar na repescagem.

Grupo C

Esta é a chave que se encontra mais aberta nas Eliminatórias. Ao todo, cinco países têm chance de se classificarem diretamente: Benin, África do Sul, Nigéria, Ruanda e Lesoto. Beninenses e sul-africanos estão empatados na liderança do grupo C, ambos com 14 pontos. Em terceiro lugar, com 11 pontos, a Nigéria pode ficar fora da Copa pela segunda vez consecutiva.

Grupo D

Até o momento, Cabo Verde vem fazendo história e desbancando o favorito Camarões. O país lusófono lidera a chave com 19 pontos (contra 15 do rival) e está com um pé na Copa do Mundo de 2026. A Líbia vem logo atrás, com 14 pontos, e também pode se classificar diretamente. Por fim, a Angola só consegue avançar para a repescagem.

LEIA TAMBÉM!

Grupo E

Marrocos já está com a vaga garantida na Copa do Mundo, com sete vitórias em sete rodadas disputadas. Logo abaixo, Tanzânia, Níger e Zâmbia brigarão por um lugar na repescagem intercontinental.

Grupo F

Com quatro seleções já eliminadas, o grupo F possui apenas dois times ainda vivos na briga pela vaga direta: Costa do Marfim e Gabão. Os marfinenses somam 20 pontos e se encontram na primeira posição.

Grupo G

A Argélia lidera a chave com 19 pontos conquistados, quatro a mais que Uganda e Moçambique, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Guiné e Botsuana, por sua vez, possuem chance de se classificarem para a repescagem, mas precisariam de algumas combinações de resultado.

Grupo H

No oitavo grupo das Eliminatórias da África, a Tunísia já se classificou à próxima Copa, com 22 pontos conquistados. Abaixo do país, Namíbia (15), Libéria (11), Malaui (10) e Guiné Equatorial (10) farão uma bela disputa por uma possível vaga na repescagem intercontinental.

Grupo I

Fechando o torneio, Gana, Madagascar e Comores estão na briga pela última vaga nas Eliminatórias. Além disso, Mali tentará um lugar na repescagem.

Ancelotti justifica retorno de Rodrygo à Seleção: Problemas superados

(Informação adicional sobre outro assunto, não relacionada ao tema principal)

Sair da versão mobile