Acidente grave em trem na Espanha deixa pelo menos 21 mortos e 70 feridos em Córdoba. Trem da Iryo colide com trem da Renfe, causando descarrilamento. Alertas sobre vítimas
Um grave acidente envolvendo dois trens ocorreu neste domingo (18) na província de Córdoba, na Espanha, resultando em um saldo de pelo menos 21 mortos e 70 feridos. O incidente ocorreu por volta das 19h45 (15h45 de Brasília) próximo à estação de Andamuz, na região da Andaluzia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação permanece complexa, com alertas sobre o potencial aumento do número de vítimas.
O acidente envolveu um trem da empresa Iryo, com destino a Madri a partir de Málaga, e um trem da empresa Renfe. O trem da Iryo descarrilhou e invadiu a via utilizada pelo trem da Renfe, provocando uma colisão e o descarrilamento do segundo trem. A Administradora de Infraestrutura Ferroviárias (Adif) divulgou informações sobre o ocorrido através da plataforma X (ex-Twitter).
Segundo relatos, o impacto foi severo, resultando no descarrilamento dos dois primeiros vagões do trem da Renfe. Parte dos vagões de um dos trens caiu em um barranco de quatro metros. A complexidade do cenário, com vagões retorcidos e pessoas presas, dificultou os trabalhos de resgate.
O comandante dos bombeiros de Córdoba, Francisco Carmona, descreveu a situação como “complicada e difícil”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Testemunhas descreveram a cena como um “filme de terror”. Lucas Meriako, passageiro do trem da Iryo, relatou um impacto forte e a sensação de que o trem iria se romper. Relatos incluem ferimentos causados por fragmentos de vidro. Imagens divulgadas mostram vagões descarrilados, ambulâncias e equipes de emergência atendendo os feridos.
Mais de 300 pessoas estavam a bordo do trem da Iryo e mais de 100 no da Renfe. A Casa Real da Espanha expressou “grande preocupação” com o acidente. O chefe de governo do país, , suspendeu sua agenda de amanhã e enviou condolências às famílias das vítimas.
A Unidade Militar de Emergências foi acionada, com envio de efetivos e veículos para a região. A Adif montou espaços de apoio para familiares das vítimas em estações de Madri e da Andaluzia. As linhas de alta velocidade entre a capital e o sul da Espanha ficarão suspensas na segunda-feira (19).
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!