Acciona demonstra interesse na Linha 16-Violeta do metrô de São Paulo. CEO André de Angelo destaca a importância do projeto para a capital paulista
A Acciona Brasil demonstra interesse na Linha 16 – Violeta do metrô de São Paulo, um projeto que se alinha com a necessidade de expansão do sistema de transporte da capital paulista. Segundo André de Angelo, CEO da empresa, “Esse é um projeto [da linha 16], sim, que nos interessa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até porque se existe uma cidade na América Latina que precisa de metrô é São Paulo”. A empresa acompanha de perto o leilão, previsto para o fim de 2026.
A primeira fase da Linha 16 envolverá a construção de 19 quilômetros de extensão e 16 estações, conectando a zona leste à zona oeste de São Paulo. A previsão é que a linha seja estendida até Cidade Tiradentes na segunda fase do projeto. A concessão para a construção e operação da linha terá duração de 31 anos, incluindo oito anos de construção e 23 anos de operação.
André de Angelo ressalta que a Linha 16 é um projeto de grande importância, destacando a “qualidade de vida que uma linha de metrô traz para os usuários e as pessoas que utilizam o transporte público é inestimável”. A empresa acompanha o processo de consulta pública, que está em andamento.
Além do metrô, a Acciona também demonstra interesse no setor de saneamento básico. Segundo André de Angelo, “O setor de saneamento hoje no Brasil é um grande desafio”, e o Marco de Saneamento, que visa a universalização do saneamento até 2033, abre oportunidades para parcerias entre o setor privado e o público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Acciona está estudando projetos de saneamento em Pernambuco, considerado um dos maiores projetos da área no momento. A empresa acredita que sua experiência e capacidade a tornam competitiva nesse mercado.
Os investimentos em infraestrutura no Brasil estão em constante crescimento. Em 2025, o valor estimado a ser investido é de R$ 29,8 bilhões, e para 2027, a previsão é de R$ 300 bilhões. A maior parte dos investimentos em infraestrutura (80%) é proveniente do setor privado, com destaque para o setor de energia e telecomunicações.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!