Produção Brasileira de Ovos Busca Recorde Histórico em 2025
A produção brasileira de ovos deve atingir um recorde histórico de 62 bilhões de unidades em 2025, impulsionada pelo aumento do consumo interno, conforme projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O Dia Mundial do Ovo é celebrado nesta sexta-feira (10).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consumo Interno em Ascensão
O volume de produção projetado para este ano, que representa uma alta de 7,5% em relação a 2024, está diretamente ligado ao consumo interno. A ABPA estima que cada brasileiro consuma, em média, 288 ovos ao longo deste ano, um aumento de 7,1% em comparação com o ano anterior.
Brasil se Aproxima dos Maiores Consumidores Per Capita
Pela primeira vez, o país deve se tornar parte dos 10 maiores consumidores per capita de ovos ao redor do mundo. Em 2026, o Brasil deverá assumir o sétimo lugar no ranking, com uma projeção de consumo de 306 ovos por habitante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeções para 2026
Conforme comunicado da ABPA, a produção no próximo ano também pode atingir o recorde de 65 bilhões de unidades. A associação destaca o papel fundamental do ovo na segurança alimentar e na saúde da população.
Fatores Impulsionadores do Crescimento
O presidente da ABPA e presidente do conselho do IOB (Instituto Ovos Brasil), Ricardo Santin, ressalta que o movimento de expansão continuará em 2026. Ele aponta a acessibilidade, versatilidade e alto valor nutricional do ovo como fatores que impulsionam o consumo, além de custos mais ajustados e maior presença na mesa dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Consumo Per Capita no Mundo
A lista de países que mais consomem ovos per capita (medido em unidades por habitante) inclui: China (385 Unid/Hab), México (363 Unid/Hab), Indonésia (340 Unid/Hab), Japão (337 Unid/Hab), Argentina (332 Unid/Hab), Paraguai (298 Unid/Hab), Brasil (288 Unid/Hab), Rússia (288 Unid/Hab), Malásia (281 Unid/Hab) e Ucrânia (260 Unid/Hab).
