A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou um documento com recomendações para o reparo e manutenção de veículos elétricos. O material, com 14 páginas, categoriza os profissionais que atuam nessa área em três níveis de atuação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto foi desenvolvido pela Comissão de Estudo de Inspeção, Reparação e Manutenção de Veículos Elétricos, após nove reuniões realizadas entre 2023 e 2025.
Segundo a ABNT, a publicação reúne informações provenientes de pesquisas técnicas, trabalhos internacionais e o estado da arte de um determinado assunto. O documento detalha que o profissional responsável pela manutenção do veículo elétrico deve estar devidamente capacitado no modelo específico que irá reparar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ABNT define três níveis de atuação para os mecânicos que trabalham com veículos elétricos:
- Nível 1: Exige escolaridade mínima do 5º ano do ensino fundamental e experiência de quatro anos como ajudante ou dois anos como mecânico automotivo. A atuação se limita à reparação da parte mecânica ou do interior do veículo.
- Nível 2: Requer ensino médio completo com curso profissionalizante em elétrica/eletrônica automotiva, além de dois anos como ajudante ou um ano como mecânico automotivo. O profissional atua na reparação da parte mecânica, elétrica de baixa tensão (12 V) e oferece suporte operacional a mecânicos de veículos elétricos.
- Nível 3: Exige ensino técnico ou superior completo em tração elétrica automotiva, com um ano de experiência como mecânico automotivo de tração elétrica (alta-tensão e bateria automotiva). O profissional atua na reparação da parte mecânica, elétrica de baixa e alta tensão, remoção e instalação do motor e bateria de e gerencia as atividades operacionais.
Além das exigências de escolaridade e experiência, os mecânicos devem cumprir com capacitações específicas. A norma exige que o profissional tenha obtido resultado satisfatório em instituições de formação, com carga horária mínima de 160 horas, ou que possua dois anos de experiência na função de mecânico automotivo. Adicionalmente, o profissional deve ter treinamento e comprovar formalmente a realização e a certificação de acordo com a legislação vigente, com duração mínima de 40 horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O mercado de veículos elétricos está em expansão no Brasil, o que demanda profissionais qualificados para atuar com segurança em sistemas de alta tensão. Em 2024, houve um aumento de 89% nas vendas, e em 2025 o volume já ultrapassou 126 mil unidades produzidas, conforme ressaltou o presidente da ABNT, Mário William Esper.
