ABIH e Abav Nacional defendem permanência de Sabino no ministério do turismo
ABIH e Abav Nacional manifestam apoio à gestão atual e alertam para riscos de descontinuidade em importantes setores.

Futuro do Ministro Sabino em Debate no Setor
Representantes do setor turístico defendem a permanência do ministro Celso Sabino no Ministério do Turismo, temendo que uma troca na pasta possa prejudicar políticas públicas consideradas bem-sucedidas. “Ele tem todo o nosso apoio para continuar [no ministério]. Não podemos, a essa altura, interromper um trabalho que está dando certo e recomeçar do zero”, afirma o presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Manoel Linhares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O crescimento na entrada de turistas estrangeiros é um dos principais trunfos da gestão Sabino. Nos primeiros nove meses do ano, o Brasil recebeu 7,1 milhões de visitantes internacionais – um número recorde, 45% superior ao registrado em 2024.
Apoio do Setor
Ainda que o ministro Celso Sabino esteja enfrentando um processo de expulsão do União Brasil, o setor turístico demonstra apoio à sua permanência. A expectativa é que a continuidade das políticas públicas, que impulsionaram o crescimento do turismo no país, seja mantida.
Resultados da Gestão
A maior presença do país em feiras internacionais do setor, somada ao apoio na tramitação da reforma tributária e à nova Lei Geral do Turismo (14.978 de 2024), também são apontados como trunfos da gestão Sabino. A nova legislação, que modernizou uma lei de 2008, é vista como um avanço para o setor.
“Avaliamos de forma positiva o empenho do Ministério do Turismo sob a atual gestão, que tem buscado fortalecer a interlocução com o setor e ampliar a presença do turismo na agenda econômica nacional”, afirma a presidente da Abav Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagem), Ana Carolina Medeiros, que representa mais de duas mil empresas.
Leia também:

São Paulo em alerta amarelo: Chuvas fortes e frio extremo ameaçam capital

Calendário Bolsa Família 2025: Pagamentos de Outubro, Novembro e Dezembro!

Trabalhadores com carteira assinada: veja como as mudanças no FGTS te afetam
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novas Regulamentações
A nova Lei Geral do Turismo estabelece que os valores das multas e taxas cobradas pelas agências não podem exceder o valor total dos serviços. Além disso, a legislação aprimora o conceito de preço do serviço das agências, permitindo que elas componham seus preços a partir da soma das comissões recebidas e do valor agregado ao custo dos serviços.
“O mais importante é assegurar que as políticas estruturantes, como a qualificação profissional, o desenvolvimento do setor e a promoção do turismo brasileiro continuem avançando com estabilidade e resultados concretos”, completa Ana Carolina.
Desafios e Perspectivas
O ministro Celso Sabino enfrenta um processo de expulsão do União Brasil, que exigiu que seus filiados abandonassem os cargos ocupados no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta quarta-feira (8), em entrevista à CNN, Sabino admitiu que sua permanência no partido havia ficado “insustentável” e sinalizou uma saída voluntária: “Já deu o que tinha que dar”.