Abbas Araqchi alerta sobre ameaças de intervenção e retaliação do Irã

Abbas Araqchi declara controle interno após manifestações no Irã. Aumento de protestos atrelado a declarações de Trump. Irã ameaça retaliação a EUA e Israel.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou nesta segunda-feira (12 de janeiro de 2026) que a situação interna do país está sob controle, apesar do aumento da violência associada às manifestações que ocorreram durante o fim de semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Araqchi atribuiu o aumento dos protestos às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), que mencionaram a possibilidade de intervenção.

Restabelecimento do Serviço de Internet

O ministro informou que o serviço de internet será restabelecido em coordenação com as autoridades de segurança iranianas. Ele afirmou que as declarações de Trump incentivaram grupos a promoverem ataques contra forças de segurança e civis no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumento da Tensão entre Irã e EUA

A tensão entre Irã e Estados Unidos se intensificou após a declaração de Trump, no início de 2026, sobre a reação dos EUA em caso de morte de manifestantes iranianos. Trump utilizou a plataforma Truth Social para expressar a disposição dos EUA de agir em resposta à repressão violenta aos protestos pacíficos.

Protestos e Relatórios de Mortes e Prisões

Os protestos no Irã, que já duram três semanas, envolvem cidadãos que se manifestam contra o governo. O grupo de direitos humanos HRANA (Human Rights Activists News Agency), com sede nos Estados Unidos, reportou que 544 pessoas morreram nos protestos, incluindo 47 policiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A organização também informou que 10.681 pessoas foram presas.

Ameaças de Retaliação e Discussões sobre Intervenção

O Irã ameaçou retaliar contra Israel e bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio caso seja alvo de bombardeio norte-americano. O presidente do parlamento iraniano, Mohammad Bagher Qalibaf, declarou que, em caso de ataque ao Irã, Israel e as bases e navios dos EUA seriam alvos legítimos.

Discussões sobre Intervenção Americana

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), sobre a possibilidade de intervenção no Irã, conforme reportado pela Reuters.

Sair da versão mobile