Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. A UE e a Ucrânia são peças subordinadas na disputa entre a Rússia e os EUA em busca do encerramento da guerra, segundo um internacionalista

A UE e a Ucrânia são peças subordinadas na disputa entre a Rússia e os EUA em busca do encerramento da guerra, segundo um internacionalista

O especialista em Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni, comenta o encontro entre Trump e líderes europeus.

Por: redacao

18/08/2025 21:32

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Na segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, se reuniu com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e sete líderes europeus para abordar o possível encerramento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que teve início em 2022. Segundo o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Gilberto Maringoni, a paz entre as nações é uma possibilidade. “Mas os líderes europeus querem a guerra”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acredito que se percorre muito para alcançar a paz, mas coloco o seguinte: a União Europeia e a Ucrânia são atores secundários em um jogo, atualmente, entre Estados Unidos e Rússia. Esse é o saldo momentâneo que se pode inferir da reunião, pontuou Maringoni em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

Para o professor, os líderes europeus almejam a continuidade do conflito. “No dia seguinte da reunião [entre Trump e Vladimir Putin] no Alasca, os mesmos líderes europeus assinaram um documento conjunto de hostilização em relação à Rússia, alegando que o país não cumpre acordos, quando quem não cumpre acordos são eles”, declarou.

Para o professor, o gesto de sinalização do governo americano após a guerra entre Rússia e Ucrânia é uma estratégia de desvio de forças. “Donald Trump pode ser truculento, violento, ele exerce o seu poder imperial de uma forma dura e crua, mas a sua política internacional é extremamente habilidosa. Por que ele está tentando negociar com a Rússia e encerrar o conflito real? Porque o principal adversário é a China, e ele não quer dispersar recursos.”

Maringoni também acredita que Trump está querendo “retirar o pé do acelerador”, pois reconhece o prejuízo que uma guerra impopular pode causar nos Estados Unidos. Trump não é um governante que está no auge de sua popularidade interna. Ele se encontra em um país onde as desigualdades sociais são crescentes, em que a política de tarifas começa a provocar inflação de alimentos, especialmente na carne, em itens que ele está bloqueando, em especial no Brasil, e em um país onde ele precisa, de forma muito acelerada, deixar de lado ações que possam comprometer ainda mais sua aceitação perante o grande público estadunidense.

Leia também:

Juiz Autoriza Divulgação de Registros da Investigação de Ghislaine Maxwell

Juiz Autoriza Divulgação de Registros da Investigação de Ghislaine Maxwell

Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

Incêndio Fatal em Edifício de Empresa em Jacarta Mata 20 Pessoas

Incêndio Fatal em Edifício de Empresa em Jacarta Mata 20 Pessoas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na reunião entre os líderes na Casa Branca, nesta segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos telefonou ao Kremlin, em mais um gesto de paz. Para o professor, trata-se de uma resposta às tentativas de colocar a Rússia como “paria internacional” desde o início da guerra contra a Ucrânia. “Agora, o que aconteceu hoje: Trump criou essa reunião com os líderes europeus, que se acham o máximo no mundo, e para tudo para consultar Putin. Então, imagina só: o líder do país marginalizado, do pária, é o centro das atenções agora. É uma reversão total do que foi o quadro internacional montado nos últimos anos”, conclui.

Para audir e visualizar.

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Donald TrumpRússiaUcrâniaUE
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Deputado Glauber Braga é Retirado à Força da Câmara dos Deputados em Brasília

09/12/2025 21:15 | 1 min de leitura

● TikTok revela surpresa com “Pretty Little Baby” e sucesso do Katseye em 2025

09/12/2025 21:04 | 1 min de leitura

● TikTok revela surpresa com “Pretty Little Baby” e ascensão do Katseye em 2025

09/12/2025 21:05 | 1 min de leitura

● TikTok: Hit de 1962 “Pretty Little Baby” Domina Ranking de 2025

09/12/2025 21:06 | 1 min de leitura

● Deputado Glauber Braga Ocupa Cadeira na Câmara em Protesto e Gera Íntenso Clima

09/12/2025 21:07 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!