Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. A UE e a Ucrânia são peças subordinadas na disputa entre a Rússia e os EUA em busca do encerramento da guerra, segundo um internacionalista

A UE e a Ucrânia são peças subordinadas na disputa entre a Rússia e os EUA em busca do encerramento da guerra, segundo um internacionalista

O especialista em Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni, comenta o encontro entre Trump e líderes europeus.

Por: redacao

18/08/2025 21:32

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Na segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, se reuniu com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e sete líderes europeus para abordar o possível encerramento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que teve início em 2022. Segundo o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) Gilberto Maringoni, a paz entre as nações é uma possibilidade. “Mas os líderes europeus querem a guerra”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acredito que se percorre muito para alcançar a paz, mas coloco o seguinte: a União Europeia e a Ucrânia são atores secundários em um jogo, atualmente, entre Estados Unidos e Rússia. Esse é o saldo momentâneo que se pode inferir da reunião, pontuou Maringoni em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

Para o professor, os líderes europeus almejam a continuidade do conflito. “No dia seguinte da reunião [entre Trump e Vladimir Putin] no Alasca, os mesmos líderes europeus assinaram um documento conjunto de hostilização em relação à Rússia, alegando que o país não cumpre acordos, quando quem não cumpre acordos são eles”, declarou.

Para o professor, o gesto de sinalização do governo americano após a guerra entre Rússia e Ucrânia é uma estratégia de desvio de forças. “Donald Trump pode ser truculento, violento, ele exerce o seu poder imperial de uma forma dura e crua, mas a sua política internacional é extremamente habilidosa. Por que ele está tentando negociar com a Rússia e encerrar o conflito real? Porque o principal adversário é a China, e ele não quer dispersar recursos.”

Maringoni também acredita que Trump está querendo “retirar o pé do acelerador”, pois reconhece o prejuízo que uma guerra impopular pode causar nos Estados Unidos. Trump não é um governante que está no auge de sua popularidade interna. Ele se encontra em um país onde as desigualdades sociais são crescentes, em que a política de tarifas começa a provocar inflação de alimentos, especialmente na carne, em itens que ele está bloqueando, em especial no Brasil, e em um país onde ele precisa, de forma muito acelerada, deixar de lado ações que possam comprometer ainda mais sua aceitação perante o grande público estadunidense.

Leia também:

Tensão Transatlântica: Trump e a Crise na Groenlândia Desestabilizam Aliança

Tensão Transatlântica: Trump e a Crise na Groenlândia Desestabilizam Aliança

Trump Anuncia Exploração Petrolífera na Venezuela e Diálogo com Oposição

Trump Anuncia Exploração Petrolífera na Venezuela e Diálogo com Oposição

Reunião de Paz em Abu Dhabi: EUA, Ucrânia e Rússia se encontram em busca de acordo

Reunião de Paz em Abu Dhabi: EUA, Ucrânia e Rússia se encontram em busca de acordo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na reunião entre os líderes na Casa Branca, nesta segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos telefonou ao Kremlin, em mais um gesto de paz. Para o professor, trata-se de uma resposta às tentativas de colocar a Rússia como “paria internacional” desde o início da guerra contra a Ucrânia. “Agora, o que aconteceu hoje: Trump criou essa reunião com os líderes europeus, que se acham o máximo no mundo, e para tudo para consultar Putin. Então, imagina só: o líder do país marginalizado, do pária, é o centro das atenções agora. É uma reversão total do que foi o quadro internacional montado nos últimos anos”, conclui.

Para audir e visualizar.

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Donald TrumpRússiaUcrâniaUE
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Futebol

Cruzeiro e São Paulo empatam na final da Copinha de 2007: Rafael, Maicon e Bruno César brilham!

24/01/2026 4:33 | 1 min de leitura

● Cruzeiro conquista Copinha de Juniores após pênaltis contra São Paulo!

24/01/2026 4:34 | 2 min de leitura

● IPVA 2026: Calendário, Desconto e Como Garantir Pagamento Sem Complicações

24/01/2026 5:02 | 2 min de leitura

● Bournemouth x Liverpool: Duelo na Premier League em busca das posições!

24/01/2026 5:06 | 1 min de leitura

● Botafogo x Bangu: Clássico Carioca em 2026 no Nilton Santos!

24/01/2026 5:03 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!