A tentativa de Trump de “mudança violenta de regime” na Venezuela é um erro, afirma Maduro

Trump reagiu ao voo de caças venezuelanos e declarou que irá destruir “novas ameaças”.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou, na sexta-feira (5), que as elites dos Estados Unidos buscam uma mudança de governo no país. O líder afirmou que Donald Trump deveria “abandonar” essa ideia, que é liderada pela elite americana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afirmo novamente ao presidente Donald Trump que a tentativa de construir um caso falso sobre tráfico de drogas é um erro. Os Estados Unidos devem renunciar ao seu plano de mudança de regime na Venezuela, na América Latina e no Caribe, e respeitar nossa soberania, heroicamente conquistada por nossos libertadores.

A comunicação se intensificou em meio à crescente tensão entre Caracas e Washington nas últimas semanas. A Casa Branca moveu oito navios de guerra para o sul do Caribe, alegando combater o tráfico de drogas na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, o governo Trump publicou um vídeo mostrando uma lancha sendo abatida no Caribe. A Venezuela alegou que a publicação foi gerada por Inteligência Artificial. Na quinta-feira, o Departamento de Estado dos EUA acusou o voo de dois caças venezuelanos sobre as embarcações militares na região.

Durante o evento que visava alterar o nome do Departamento de Defesa, Trump também comentou sobre o voo e deu um novo passo na escalada de tensão entre seu país e a Venezuela. Segundo o mandatário estadunidense, a orientação para os militares é clara: derrubar novas ameaças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Se nos colocam em uma situação perigosa, serão derrubados. Se se viam em uma posição perigosa, podem tomar a decisão que seja adequada, disse Trump ao agora secretário de Guerra, Peter Hegseth.

A mudança de alianças ocorre no mesmo dia em que Maduro ativou as milícias comunitárias no país. A proposta do governo da Venezuela é fortalecer a proteção territorial e utilizar duas ferramentas importantes do governo chavista na política local: comunas e milícias populares. Apesar de ter elevado o tom contra os Estados Unidos, o mandatário venezuelano permitiu a abertura de canais de diálogo com Trump.

Nenhuma das divergências que possuímos e possuímos pode resultar em um conflito militar. A Venezuela sempre esteve aberta ao diálogo, à negociação, mas exigimos respeito. É por isso que informo ao presidente Donald Trump, da Venezuela, que a tentativa de certos indivíduos de promover uma mudança de governo no país representa um erro.

Fonte por: Brasil de Fato

Sair da versão mobile