A presença militar dos EUA no Mar do Caribe representa um “fator de tensão”, declara Lula

A declaração ocorreu na abertura da reunião virtual do BRICS; o presidente enfatiza que o clima tenso é “incompatível com a vocação de paz da região”.

1 min de leitura

RJ - RIO/BRICS/CÚPULA/LULA/COLETIVA - INTERNACIONAL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concede entrevista coletiva após o encerramento da 17ª Cúpula dos Brics, o grupo de países que reúne as principais economias emergentes do mundo, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, no Museu de Arte Moderna (MAM), no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira, 7 de julho de 2025. Lula afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não deveria ficar ameaçando presidentes de outros países através da internet. Lula comparou as negociações de paz para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia a movimentos de greve, em seu discurso antes da coletiva de imprensa ao final da cúpula do Brics, que ocorreu ontem e hoje no Rio. "Não sei o que vai acontecer se não houver alguém capaz de mediar e dizer que não será tudo o que Zelensky quer, mas que também não será tudo o que o Putin quer para acabar com a guerra", disse. 07/07/2025 - Foto: RENAN AREIAS/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, na segunda-feira (8), a movimentação de tropas americanas no mar do Caribe, em uma reunião virtual do Brics.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A presença das Forças Armadas da maior potência do mar do Caribe é um fator de tensão incompatível com a vocação pacífica desta região, afirmou Lula na abertura da videoconferência, conforme a tradução em inglês de seu discurso, transmitida pelo canal oficial da presidência sul-africana no YouTube.

Em meio às tensões com a Venezuela, a Marinha dos EUA deslocou diversos navios para o mar do Caribe com o objetivo de combater o tráfico de drogas, afirmou o presidente americano, Donald Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da AFP

Nícolas Robert publicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile