A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar ameaças recebidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino. As intimidações teriam se intensificado após o ministro proferir seu voto no julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus.
A investigação foi aberta após o próprio ministro Flávio Dino protocolar uma representação na PF. No documento, Dino anexou uma série de capturas de tela de postagens em redes sociais contendo xingamentos, incitações à violência e ataques diretos a ele, a outros ministros da Suprema Corte e a seus familiares.
O ministro declarou: “Logo após o voto que eu realizei no exercício regular da minha função pública, passei a receber ameaças graves contra minha vida e integridade física”. Dino ressaltou que discursos distorcidos sobre processos judiciais podem gerar atos criminosos, mencionando como exemplo os ataques com bombas à sede do STF em novembro do ano anterior.
O ministro solicitou à Polícia Federal a adoção de medidas para identificar os responsáveis pelas ameaças e reprimir a disseminação de mensagens que possam resultar em novas ofensivas. Dino ressaltou no pedido que decisões judiciais mal interpretadas podem incitar ações violentas.
Com informações de Lucas Martins.
LEIA TAMBÉM!
A oposição protocolou pedido de impeachment contra Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa de SP
O STF possui maioria para dar o parecer de condenação a Braga Netto em relação à abolição do Estado de Direito, com o voto favorável de Fux
Fux vota pela anulação de todas as acusações contra Paulo Sérgio Nogueira
Reportagem gerada com inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan