No domingo (14), o bairro de Boa Viagem, em Recife, realiza a 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que experimenta um novo formato. A celebração ocorrerá no Parque Dona Lindu, das 8h às 17h, em uma estrutura denominada Arena da Diversidade. O tema deste ano é “ame com liberdade, viva com orgulho”.
Prefeitura de Recife contrata gestão de quatro parques municipais para a iniciativa privada.
A Associação da Parada da Diversidade de Pernambuco (APDPE) afirma que o novo formato do evento não implica redução, buscando assegurar maior segurança, melhor estrutura e acessibilidade ao público, além de potencializar a divulgação das pautas de luta da comunidade lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis (LGBT).
Na esfera das redes sociais, uma parcela da comunidade LGBT de Pernambuco manifestou insatisfação com a alteração. Alguns interpretam o evento como o prenúncio de uma privatização, enquanto outros defendem que as “paradas” devem ser desfiles públicos e não um festival musical. Há quem acredite que um evento “fixado” não atende à função de promover a visibilidade da população LGBT e outros argumentam que a mudança é resultado de reclamações da população de Boa Viagem, bairro de classe média que tradicionalmente acolhe eventos de orientação conservadora.
O Brasil de Fato contatou a APDPE e mantém a expectativa por uma nova manifestação ou reação em relação às críticas mencionadas.
LEIA TAMBÉM!
A polícia fará revista no Parque Dona Lindu. O público pode levar cooler com bebida, guarda-chuvas e sombrinhas, contudo, é proibida a entrada com garrafas de vidro, produtos inflamáveis ou materiais perfurocortantes.
Apresentações musicais, eventos
Das 8 horas às 17 horas, o público apreciará apresentações artísticas com uma variedade de ritmos, incluindo o brega das bandas Sentimentos, Império e Breg Queens, o brega-funk de MC Calixto, o forró de Mari e Rayane e Dany Myler, o pagode de Gabi do Carmo e a mistura de ritmos de Big Black e outros artistas locais.
Fonte por: Brasil de Fato