A Marcha do Orgulho Trans alcança a 8ª edição, promovendo feira e conferência em SP
Em São Paulo, acontece evento com marcha, feira e conferência para abordar tecnologia, política e os futuros trans.

Oitava Marcha do Orgulho Trans de São Paulo Promete Inovação e Futuro
A oitava edição da Marcha do Orgulho Trans acontecerá no último sábado do mês, 27 de setembro, em São Paulo, em conjunto com a Conferência Internacional do Orgulho Trans, no dia 20 na Biblioteca Mário de Andrade, e a Feira do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo, que também ocorrerá no mesmo dia na Galeria Metrópole.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos muito felizes em participar do oitavo ano da Marcha do Orgulho Trans”, afirma Pri Bertucci, que faz a curadoria da marcha e dirige o Instituto Sexbox, organização responsável pelas atividades.
Segundo Bertucci, a proposta deste ano transcende a mera celebração. “Estamos desafiando o status quo, afirmando que este evento é conduzido e elaborado por pessoas trans, mas que se trata de um evento focado em tecnologia, inovação e futuros. Assim, estamos apresentando uma programação abrangente relacionada a todas essas questões que conectam com futuros possíveis, como inteligência artificial desenvolvida e orientada por pessoas trans, ecologia e um planeta melhor para todas as pessoas e para além dos humanos: abelhas, borboletas”, declara.
Feira e Conferência
A quarta edição da Feira do Orgulho Trans se aproxima, com aproximadamente 35 empreendedores participantes. “A feira surge desse espaço de tentar conectar as pessoas, pensar em economia criativa, economia solidária. A primeira versão ocorreu ainda na pandemia, através do WhatsApp Business, e agora estamos no quarto ano, com grande satisfação”, afirma Bertucci.
Além das barracas de produtos e serviços, existirá uma área denominada “templo de descanso”. As pessoas trans poderão acessar o templo de descanso e receber R$ 100 por hora de descanso. Considero que é o centro principal da Feira Trans, e o acesso é totalmente gratuito.
Leia também:

Escândalo Epstein representa um entrave para Donald Trump em manter apoio majoritário no Congresso americano

Seminário na Uerj discutirá com gestores e pesquisadores os avanços na gratuidade do transporte

Deputados votam em programa de apoio a vítimas de eventos climáticos no RJ
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Conferência Internacional do Orgulho Trans oferecerá programação diurna, gratuita, incluindo palestras sobre saúde, arte, tecnologia e inovação.
A Procissão e Seus Ritmos
No dia 27, a Marcha do Orgulho Trans ocupará o centro de São Paulo, com apresentações culturais e debates. “Este dia da marcha vai além de uma festa ou celebração. É um espaço onde podemos abordar questões tão relevantes para a população trans, como saúde, famílias, acesso à informação e a presença de pessoas trans masculinas que lideraram esse movimento no Brasil”, declarou Bertucci.
A lista de confirmados inclui a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) e a ativista Neon Cunha. O evento também contará com apresentações de artistas nacionais e internacionais.
Participação e Inclusão de Diversos Grupos Sociais nos Espaços de Decisão Política
Pri Bertucci destaca que a presença de pessoas trans na política tem aumentado, porém ainda não atinge o nível desejado. Em 2024, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) apontou 968 candidaturas de pessoas que se identificam como transgêneros, um crescimento de 229% em comparação com 2020. “Apesar do aumento significativo, o número permanece muito baixo em relação ao total”, acrescenta.
Acredita que a edição atual impulsiona um novo rumo para o movimento. “Não almeja apenas o essencial: nome, saúde, moradia. Deseja sonhar, construir novos cenários futuros, pensar em aspectos positivos, não somente para si, mas em uma construção de comunidade”.
Para Audir e Visualizar
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
Fonte por: Brasil de Fato