Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Brasil
  3. A Justiça suspende a extinção do limite de decibéis para apresentações musicais e eventos de grande porte em SP

A Justiça suspende a extinção do limite de decibéis para apresentações musicais e eventos de grande porte em SP

A alteração foi aprovada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em dezembro, por meio de uma controversa modificação na Lei de Zoneamento.

Por: redacao

03/09/2025 19:57

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) considerou inconstitucional e suspendeu, nesta quarta-feira (3), a remoção do limite de ruído para shows e grandes eventos na capital paulista. Essa alteração foi aprovada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em dezembro, por meio de uma mudança na Lei de Zoneamento. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi proposta pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A nova legislação municipal permitia que eventos de grande porte se enquadrassem nas exceções que não estavam sujeitas ao Programa Silêncio Urbano (PSIU). Na época, a gestão Nunes declarou que a mudança seria objeto de uma futura regulamentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A modificação na lei foi alvo de críticas de associações de moradores, parte de especialistas e organizações sociais, devido à alteração da legislação paulista de poluição sonora. A alteração foi inserida em um projeto de expansão de um polêmico aterro em São Mateus, na zona leste, o que também gerou avaliações de que seria um “jabuti”, por não ter uma relação direta com o tema principal da proposta. No ano passado, Nunes defendeu a mudança na legislação. Afirmou que era preciso “compatibilizar todos os interesses”, tanto de moradores quanto de promotores dessas atividades. Também argumentou que grandes eventos e shows são importantes para a geração de renda e empregos na capital paulista.

O prefeito mencionou a relevância do Allianz Parque para a cidade. O estádio da zona oeste possui um histórico de multas por ruído. Procurado à época pela reportagem, não se manifestou.

As modificações no PSIU foram incluídas na nova versão do projeto de lei, divulgada nas vésperas da votação e revelada pela reportagem. As alterações, realizadas a dias da deliberação, foram criticadas por especialistas, ainda mais por envolver mudanças substanciais em uma proposta originalmente focada na expansão do aterro de São Mateus.

Naquela época, a Câmara ressaltou que a apresentação de emendas e substitutivos é prerrogativa dos vereadores. Além disso, pelo menos a maior parte dessas propostas foi publicada no Diário Oficial.

Leia também:

Roubo Impactante em Biblioteca Mário de Andrade: Obras de Arte Desaparecem em SP

Roubo Impactante em Biblioteca Mário de Andrade: Obras de Arte Desaparecem em SP

Roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade choca São Paulo

Roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade choca São Paulo

Aeroporto de Congonhas Suspende Operações por Pipas em São Paulo (SP)

Aeroporto de Congonhas Suspende Operações por Pipas em São Paulo (SP)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual era a mudança no PSIU?

Com a alteração na lei, as atividades mencionadas podem passar a integrar uma lista de exceções ao PSIU, assim como sirenes de viaturas, aparelhos sonoros de propaganda eleitoral, passeatas, desfiles e outros. De acordo com a legislação municipal, eventos de grande porte são aqueles com público de 5.001 a 40 mil pessoas. Em 2022, uma alteração semelhante foi aprovada na Câmara no substitutivo de um projeto de lei voltado às “dark kitchens”.

Após sofrer sanção do prefeito e se tornar lei, foi derrubada por ação direta de inconstitucionalidade, que já transitou em julgado. Na época, um abaixo-assinado contrário reuniu mais de 20 mil apoiadores. A penalidade pelo PSIU varia de multas até o fechamento do local infrator, em caso de sucessivas reincidências. A limitação compreende de 40 a 65 decibéis, dependendo do horário e tipo de zoneamento. A lei alterava o zoneamento da cidade, contudo foi incluída em um projeto de lei que modificava o Plano Diretor (o que modifica a classificação de uma área de São Paulo, de modo a facilitar a expansão do aterro e criação de um “ecoparque”).

Durante a revisão do zoneamento, no ano passado, foram consideradas outras mudanças na legislação de poluição sonora. A principal alteração aprovada foi o adiamento do prazo de entrega do mapa de ruído urbano da cidade, de 2024 para 2029.

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Fernando Dias

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
decibéiseventosjustiçapoluição sonoraruído
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Brasileirão

Nordeste em crise: Rebaixamentos e mudanças no futebol brasileiro em 2026

07/12/2025 18:59 | 1 min de leitura

● Manifestantes cobram fim do feminicídio em grande mobilização em SP

07/12/2025 19:02 | 2 min de leitura

● CNU: Aplicação da 2ª Etapa Discursiva Realizada com Sucesso em 228 Municípios

07/12/2025 19:09 | 2 min de leitura

● Movimento Advogados de Direita Brasil Pede Prisão Humanitária para Bolsonaro

07/12/2025 22:28 | 1 min de leitura

● Abel Ferreira anuncia saída do Palmeiras após 2024: promessa e críticas

07/12/2025 20:53 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!