Aulas acontecerão em 29 de agosto e o samba será utilizado como material de estudo.
A Orquestra Feminina de Bateria e Percussão Batucadas realizará, em 29 de agosto, a primeira imersão de 2025. Com duração de duas horas, as oficinas abordarão o samba como material de estudo para práticas percussivas e vocais. As aulas acontecerão no estúdio do coletivo, na av. Protásio Alves, 624, em Porto Alegre (RS), das 18h30 às 20h30, com um bate-papo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
Conforme Julia Pianta, regente do grupo musical, a proposta do encontro é apresentar um panorama teórico conciso sobre os ritmos e suas particularidades, seguido pela aplicação prática, com o uso de alguns instrumentos de percussão e as vozes. “A imersão é uma oficina destinada a ser uma vivência do que é ser uma Batuca”, afirma Pianta. “O objetivo é que as alunas tenham um contato mais próximo com instrumentos, além de se familiarizarem com questões rítmicas, do pulso da música e da conexão com o corpo”, explica a regente.
A professora de canto Raquel Pianta conduzirá a aula, com foco nos alongamentos vocais e corporais, além do aprendizado de uma música para que as alunas possam cantar em conjunto. Considerando as atividades para iniciantes na música, os alongamentos e as canções serão abordados de maneira acessível a todas.
Ressalta-se que as atividades são direcionadas exclusivamente para mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seção de percussão ficará sob a responsabilidade de Biba Meira e Julia Pianta, que também é professora de pandeiro, na escola Batucadas. Na conclusão, haverá uma celebração com todas as participantes tocando e cantando em conjunto.
A Orquestra Feminina de Bateria e Percussão Batucadas é uma escola e um grupo musical com foco em engajamento social. Fundada pela baterista Biba Meira, referência nacional e integrante de bandas como o DeFalla, a unidade de ensino surgiu em 2015 com o objetivo de empoderar mulheres através da arte. Desde então, as Batucas se expandiram com grupos vocais e de percussão, oficinas de pandeiro, dança e, mais recentemente, aulas de inglês. Em maio de 2025, atingiu 10 anos de existência.
O grupo integra o calendário cultural da Capital e já se apresentou em eventos como a Bienal do Mercosul, a Feira do Livro de Porto Alegre e ações em comunidades e escolas públicas.
O grupo também atua em iniciativas de fortalecimento de mulheres e lutas sociais, como nas atividades com o grupo Mulheres Mirabal, na Lomba do Pinheiro, no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) e em parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).
Imersão Batucas: especial samba – oficina de percussão + vocal
29 de agosto (sexta-feira)
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Estúdio das Batucadas – Av. Protásio Alves, 624 – Porto Alegre (RS)
R$ 100
Inscreva-se aqui.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!