O presidente chinês Xi Jinping reiterou o apoio da China à soberania do Brasil e se juntou a Lula para condenar a ‘intimidação unilateral’.
O presidente chinês Xi Jinping reiterou o apoio de Pequim à soberania do Brasil e aos seus “legítimos direitos e interesses” em uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de segunda-feira (11), horário de Brasília – terça-feira de manhã em Pequim. A discussão, solicitada pelo Brasil, durou cerca de uma hora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora nenhum dos governos mencionasse diretamente os Estados Unidos em seus comunicados oficiais, ambos os líderes criticaram o unilateralismo, a prática de agir sozinho sem cooperação internacional, que se intensificou sob a administração de Donald Trump. Trump promoveu uma doutrina de “Destino Manifesto” dos EUA e recentemente impôs aumentos tarifários abrangentes em importações de várias regiões, incluindo uma taxa adicional de 50% sobre produtos brasileiros.
Xi declarou que todos os países devem se unir e se opor firmemente ao unilateralismo e ao protecionismo, reiterando comentários feitos durante sua visita ao Brasil em novembro passado, quando disse que as relações bilaterais estavam em seu “melhor momento na história”. Ele acrescentou que Brasil e China poderiam “estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre as nações da Global South e trabalhar juntos por um mundo mais justo e um planeta mais sustentável”, uma mensagem ecoada em uma recente chamada entre o ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi e Celso Amorim, conselheiro especial da presidência do Brasil.
Lula manifestou esperança em uma cooperação mais profunda com a China, maior alinhamento estratégico e desenvolvimento adicional das relações bilaterais. Segundo a emissora estatal chinesa CCTV, o presidente brasileiro também abordou as recentes disputas do Brasil com os EUA, elogiando o compromisso da China com o multilateralismo, o comércio livre e seu papel “responsável nas relações internacionais”. Ele afirmou que o Brasil está comprometido em se opor à “intimidação unilateral” e em defender os interesses compartilhados de todas as nações.
O comunicado oficial do Brasil ressaltou a importância da China para o sucesso da COP30 e das ações de combate às mudanças climáticas em âmbito global. Xi confirmou que Pequim enviará uma delegação de alto nível ao cume climático de 2025 e trabalhará em estreita colaboração com o Brasil para garantir seu sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Xi também parabenizou o Brasil por sediar a 17ª Cúpula do BRICS, descrevendo o bloco como “uma plataforma importante para construir consenso no Sul Global”. Ambos os líderes enfatizaram a necessidade de fortalecer o papel do grupo Amigos da Paz na promoção de uma solução política para a guerra na Ucrânia.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!