Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. BdF
  3. A Câmara dos Deputados intensifica a piora da crise climática, em vez de amenizá-la, revela estudo

A Câmara dos Deputados intensifica a piora da crise climática, em vez de amenizá-la, revela estudo

A bancada parlamentar avalia votações, pronunciamentos e proposições com posicionamento favorável à liberação de gases que geram o efeito estufa.

Por: redacao

11/08/2025 4:03

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Apesar das consequências do aquecimento global já serem sentidas em todo o planeta, o trabalho de deputados federais brasileiros tem favorecido mais o aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa do que sua mitigação. Isso é o que aponta um estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática (INCT-ReDem), que analisou o trabalho de 545 parlamentares que estiveram no Congresso durante a legislatura passada, entre 2019 e 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores analisaram mais de 600 votos nominais, 2.4 mil projetos de lei e centenas de discursos durante esses quatro anos. Examinaram se cada uma dessas ações parlamentares apresentava um viés favorável à emissão de gases causadores do efeito estufa ou à redução dessas emissões. Em seguida, sistematizaram esses resultados em uma fórmula matemática, denominada CO2 Index pelo grupo.

O Índice CO2 foi apresentado em palestra pelo autor do estudo, Mateus de Albuquerque, doutor em Ciência Política, durante a Jornada de Agroecologia, realizada no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, até o domingo (10). O evento sobre agricultura sustentável, com entrada gratuita, contou com feira de produtos da reforma agrária, oficinas, debates e apresentações musicais.

Albuquerque argumenta que a utilização de um indicador auxilia na compreensão de por que as políticas de enfrentamento ao aquecimento global frequentemente se mostram insuficientes. “Todos estamos buscando uma grande invenção que resolva o problema”, declarou. “Isso desvia a atenção dos interesses subjacentes à crise. A pesquisa demonstra isso.”

Conforme o estudo, a Câmara dos Deputados alcançou uma pontuação de 0,75 no CO2 Index durante a última legislatura. Considerando que o índice ficou acima de zero, isso indica que os parlamentares promoveram mais o incentivo à emissão do que à mitigação.

Leia também:

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emissores e mitigadores

O Índice CO2 também avalia o desempenho de cada deputado em relação ao tema, identificando aqueles que mais influenciaram o aumento das emissões e os que mais se dedicaram à sua redução.

Paulo Ganime (Novo-RJ) foi o principal responsável pelo aumento das emissões. Albuquerque explicou que essa situação é resultado de seu posicionamento consistente favorável à privatização da Eletrobras, projeto que foi considerado emissor de gases do efeito estufa devido ao potencial de gerar desmatamento para a construção de linhas de transmissão.

Ganime concorreu à governadoria do Rio de Janeiro em 2022. Não foi eleito e também não obteve sucesso na disputa pela representação federal.

Alexis Fonteyne (Novo-SP) apresentou a segunda maior emissão, conforme a pesquisa. Ele também não está presente na Câmara na legislatura em curso.

Kim Kataguiri (União-SP) permanece na Câmara. Ele figurou entre os três maiores emissores de carbono, conforme o CO2 Index. A pesquisa o identifica como parlamentar do Democratas, tendo sido eleito pela legenda em 2018.

O deputado que mais contribuiu para o controle do efeito estufa foi Nilto Tatto (PT-SP), com um CO2 Index negativo em mais de 20 pontos. Ele permanece na Câmara.

Ideologia e setores.

Segundo Albuquerque, analisando a lista dos maiores e menores mitigadores, observa-se que os posicionados à direita são aqueles que mais contribuem para o aquecimento global. Ele explicou que isso se deve a posições favoráveis a projetos pensados em benefício do agronegócio e, sobretudo, à desestruturação do Estado.

Deputados com maior emissão de atividades não utilizam chapéus ou estão diretamente ligados ao agronegócio, porém são liberais. Acontece que o ultraliberalismo é antiambiental. A mentalidade anti-Estado desses parlamentares os torna antiambientais, afirmou o pesquisador.

Albuquerque não negligenciou, porém, a importância do agronegócio na agenda que coloca em risco o meio ambiente no Brasil. Conforme a pesquisa do CO2 Index, a grande parte dos projetos identificados como emissores de gases do efeito estufa estava vinculada ao setor agro.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
aquecimento globalCâmara dos DeputadosCrise climáticaemissão de gaseslegislação ambiental
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Associações Condõnam Expulsão Jornalistas da Câmara dos Deputados

09/12/2025 23:04 | 1 min de leitura

● Prefeito Nunes define fim da greve de ônibus em São Paulo de 2025

09/12/2025 23:26 | 1 min de leitura

● Governo Lula aprimora fiscalização com nova lei e ANP ganha força

09/12/2025 23:32 | 1 min de leitura

● Câmara aprova Código de Defesa do Contribuinte com foco em "devedores contumazes"

09/12/2025 23:40 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!