A cada viagem, o trem da Transnordestina transporta 378 caminhões das estradas
A Transnordestina transforma o transporte de grãos, com um trem substituindo até 378 caminhões, gerando economia e responsabilidade ambiental.

A Transnordestina moderniza a logística no Nordeste a partir de sua previsão de início das operações em outubro de 2025. Cada viagem do trem diminui significativamente o tráfego de veículos, eliminando 378 caminhões das estradas – um volume correspondente à carga transportada por 126 vagões. Desta forma, o trem constitui uma solução sustentável e eficaz, desde o começo.
A potência logística da Transnordestina.
A Transnordeste contará com trens compostos por 126 vagões, cada um com capacidade para transportar a carga de três caminhões, resultando em um impacto logístico de 378 caminhões por viagem. Isso evidencia sua força logística e o aumento imediato em segurança e fluidez nas vias terrestres.
Comparação de velocidades: ferroviário versus rodoviário.
Entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém (CE), a viagem de trem demanda aproximadamente 32 horas, sem movimentação de carga ou descarga. O transporte rodoviário, por sua vez, tem média de 13 horas, sem considerar paradas ou condições desfavoráveis nas estradas. Apesar de mais lento, o trem se mostra vantajoso em termos de volume e sustentabilidade.
Transnordestina: um modelo de sustentabilidade econômica.
O transporte ferroviário utiliza cerca de 2,6 litros por tonelada, em comparação com os 7 litros por tonelada empregados pelo caminhão. Essa diferença diminui emissões, reduz o tráfego nas estradas e diminui os custos logísticos – um ganho tanto econômico quanto ambiental.
Relevância estratégica para o Nordeste
A Transnordestina liga o interior do Piauí ao Porto do Pecém e abrange aproximadamente 1.200 km na sua primeira etapa.
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A conclusão, contudo, está prevista para o segundo semestre de 2027, representando uma nova fase no desvio da produção regional.
Para aprofundar seus conhecimentos em infraestrutura e logística, consulte outros artigos no portal FDR. Para obter mais referências técnicas sobre o consumo de energia no transporte ferroviário, acompanhe fontes como a ABIFER (Associação Brasileira de Integração Ferroviária).
Desta forma, a Transnordestina demonstra seu potencial para influenciar o futuro da logística na região Nordeste, tornando-se mais eficiente, sustentável e estratégico, equivalente a quase 400 caminhões.
Fonte por: FDR