5 técnicas simples para alinhar a postura corporal
Fisioterapeuta compartilha orientações para corrigir a postura e promover o bem-estar.

As dores na coluna vertebral são entre as queixas mais frequentes no cotidiano. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% da população terá dores nas costas em algum momento da vida, e uma parcela considerável desses casos está relacionada à má postura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Longas horas em frente ao computador, o uso constante do celular e até mesmo hábitos simples, como cruzar as pernas de maneira inadequada, contribuem para o problema.
A fisioterapeuta Thainá Messias, da rede Pure Pilates, afirma que manter o alinhamento corporal vai muito além de evitar desconfortos passageiros. “Ter uma boa postura é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Ela permite que os músculos trabalhem de forma eficiente, prevenindo sobrecargas e reduzindo o risco de dores e lesões”, explica.
Para alcançar maior equilíbrio, organização e bem-estar, veja 5 cuidados simples para corrigir a postura.
A má postura corporal pode causar diversos problemas de saúde.
A especialista afirma que, quando o corpo está desalinhado, não é apenas a coluna que sofre. Uma postura inadequada pode provocar dores nas costas, pescoço e ombros, além de afetar a respiração, a digestão e a circulação. Uma coluna ereta proporciona espaço para a expansão dos pulmões, otimizando a oxigenação do corpo e do cérebro.
LEIA TAMBÉM:
● Queijo de cabra se torna patrimônio cultural da Paraíba, impulsionando agricultores da Reforma Agrária na região
● Porto Alegre apresenta Luana Pacheco & Orquestra Folie no show Édith Piaf – uma história em canções
● Gleisi declara que “ninguém é obrigado a permanecer” na federação União Progressista do governo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O uso excessivo de celulares e computadores é um dos grandes problemas contemporâneos. A chamada “síndrome do pescoço de texto” está se tornando cada vez mais frequente. “Ao inclinar a cabeça em 60 graus para baixo, a pressão sobre o pescoço pode chegar a 27 quilos – o peso de uma criança de 8 anos”. Essa tensão constante causa dor, rigidez e, com o tempo, pode até alterar a estrutura da coluna, alerta Thainá Messias.
Pequenos ajustes que fazem a diferença.
A fisioterapeuta Thainã Messias ressalta alguns cuidados simples que auxiliam no alinhamento da postura corporal.
O pilates desempenha um papel importante na correção e melhora da postura corporal.
Para quem já sofre com dores ou deseja prevenir problemas, o pilates é um grande aliado. O método fortalece os músculos do core, que dão sustentação à coluna. Em cerca de seis meses de prática regular, a postura correta passa a se integrar naturalmente à rotina, trazendo mais flexibilidade, equilíbrio e qualidade de vida, afirma a fisioterapeuta.
Além da melhora na postura, a prática regular auxilia no alívio de tensões, no aumento da disposição e na melhora da consciência corporal.
Gabriela Andrade
Fonte por: Jovem Pan