13º salário: segunda parcela de dezembro é paga até sexta-feira!

Trabalhadores recebem segunda parcela do 13º salário! CNN traz guia completo com o passo a passo para calcular o valor. Confira!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os trabalhadores receberão a segunda parcela do 13º salário até sexta-feira, dia 20 de dezembro. A CNN disponibiliza um guia detalhado, com o passo a passo para calcular o valor e esclarecendo as principais dúvidas sobre este benefício anual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cálculo da Primeira Parcela

A primeira parcela do 13º salário foi paga até 28 de novembro. O cálculo do valor é feito dividindo a remuneração do trabalhador por 12 meses. Este benefício funciona como uma gratificação anual, podendo ser pago de forma integral ou proporcional, dependendo do tempo trabalhado ao longo do ano.

Cálculo da Segunda Parcela

A segunda parcela corresponde à complementação do valor total devido. Em caso de remuneração variável, como a de vendedores com comissões, a primeira parcela é calculada com base na média salarial de janeiro a novembro e paga até 30 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda parcela, que complementa o valor, deve ser paga até 20 de dezembro.

Ajustes e Considerações Especiais

Em situações onde os valores variáveis de dezembro ainda não foram apurados no momento do pagamento, o empregador deverá recalcular o benefício do 13º após o fechamento da folha, ajustando eventuais diferenças com base na média correta das parcelas variáveis computadas até dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Como Calcular o Valor a Receber

Para realizar o cálculo do décimo terceiro, siga estes passos: 1º passo: divida a remuneração integral (salário bruto) por 12. 2º passo: multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados. Devem entrar no cálculo: horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões.

Informações Adicionais

O direito ao 13º salário começa a ser exercido a partir de 15 dias de serviço. Aposentados e pensionistas também têm direito a receber o benefício. O empregador não é obrigado a realizar o pagamento do salário extra no mesmo mês a todos seus funcionários, mas deve respeitar o prazo para pagamento da primeira e segunda parcela.

Sair da versão mobile