Aposentados e pensionistas do INSS têm direito ao 13º salário! Saiba como funciona, quem tem direito e como consultar o valor. Guia completo para 2026.
Se você é aposentado ou pensionista do INSS e possui 60 anos ou mais, é fundamental estar atento ao 13º salário – um benefício anual pago aos segurados da previdência social. A cada ano, o governo realiza o pagamento do 13º para idosos, mas quais são os critérios para ter acesso a esse abono extra?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este artigo detalha tudo sobre o pagamento para idosos, como funciona o benefício e os requisitos necessários.
O 13º salário do INSS é um abono anual pago aos aposentados, pensionistas e outros beneficiários do sistema de seguridade social. Ele equivale a uma parcela adicional do valor do benefício recebido. O pagamento é dividido em duas partes: a primeira, paga entre abril e maio, com o valor integral do benefício, sem descontos, e a segunda parcela, paga entre novembro e dezembro, já com os descontos de imposto de renda, se aplicável.
Esse pagamento visa auxiliar financeiramente os beneficiários durante o período de festas de fim de ano, proporcionando uma renda extra para despesas com o Natal e o Ano Novo.
O pagamento do 13º salário do INSS é destinado a aposentados, pensionistas e outros beneficiários da previdência. No entanto, existem regras específicas que determinam quem tem direito a essa verba extra. Aposentados e pensionistas com benefício ativo, ou seja, que já estão recebendo o benefício do INSS antes do mês de junho de cada ano, têm direito à primeira parcela do 13º.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, eles ainda recebem a segunda parcela, proporcional ao período em que receberam o benefício. É importante ressaltar que a idade não é o único critério, mas sim a situação do benefício.
O valor do 13º salário corresponde ao valor do INSS de cada mês. Para quem começou a receber o benefício em 2026, o 13º será proporcional aos meses de recebimento durante o ano. A distribuição do pagamento é feita em parcelas, seguindo um calendário específico, dependendo do valor do benefício.
As datas de pagamento do 13º salário do INSS variam de acordo com o valor do benefício recebido. Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.518), o pagamento ocorre em parcelas que vão de 25 de novembro a 5 de dezembro. Para quem ganha acima de um salário mínimo, o pagamento segue um calendário que vai de 1º de dezembro a 8 de dezembro.
A forma mais simples de consultar o 13º salário e acompanhar o pagamento é através do site e aplicativo Meu INSS. Caso necessite de ajuda, você também pode ligar para o telefone 135 do INSS para obter informações sobre o status do seu pagamento.
Se você não receber o 13º salário, é importante tomar algumas providências. Verifique se você cumpriu os requisitos para o recebimento do benefício. Acesse o Meu INSS ou ligue para o número 135 para confirmar o status do seu pagamento. Se o problema persistir, registre uma reclamação e solicite uma reavaliação do seu caso.
O INSS pode revisar seu caso e corrigir qualquer erro no pagamento.
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro.
Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!