Milhões de aposentados aguardam definição! O que acontece com o 13º salário do INSS em 2026? Governo analisa antecipação e impacta calendário. Saiba mais!
Com o início do ano, milhões de aposentados e pensionistas já estão planejando seus orçamentos, contando com o 13º salário do INSS. Nos últimos anos, o Governo Federal tem antecipado o pagamento para o primeiro semestre, buscando estimular a economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a questão da antecipação para 2026 ainda está em análise.
O Ministério da Previdência trabalha com dois cenários. A definição sobre a data de pagamento do 13º salários do INSS ainda é incerta, mas o governo analisa o impacto da antecipação no mercado.
Com o reajuste do salário mínimo em 2026, o valor do 13º salário também aumentou. Para quem recebe o piso previdenciário, o valor total do abono será de R$ 1.621 (valor estimado do salário mínimo para 2026). O pagamento será dividido em duas parcelas:
O abono anual é destinado aos segurados que, durante o ano de 2026, receberem os seguintes benefícios:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante ressaltar que beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não possuem direito ao 13º salário, conforme as regras atuais do programa.
Se o governo seguir o calendário oficial por lei, as datas de pagamento serão:
Lembrando que, em 2026, a segunda parcela costuma ter um valor menor que a primeira, devido aos descontos obrigatórios, como o Imposto de Renda.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!