13º Salário do INSS antecipado? A Páscoa pode ser o momento! A expectativa de receber o 13º do INSS antes da Páscoa em 2026 cresce. Saiba como e quem pode receber!
A expectativa de que o 13º salário do INSS seja antecipado e pago antes da Páscoa em 2026 cresce rapidamente entre aposentados e pensionistas. Embora o governo ainda não tenha divulgado o calendário oficial, os padrões recentes sugerem que o pagamento poderá ocorrer no primeiro semestre do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cronograma tradicional do INSS mudou nos últimos anos, com a liberação do benefício entre abril e junho. Essa mudança gerou uma expectativa maior entre os beneficiários, que passaram a considerar o primeiro semestre como um período de atenção redobrada.
A decisão final depende da publicação de um decreto presidencial.
Nos últimos anos, o governo tem adotado a prática de antecipar o pagamento do 13º salário do INSS. Essa tendência se intensificou, com a liberação do benefício entre agosto e dezembro. No entanto, a antecipação se tornou mais comum, alterando completamente a expectativa dos beneficiários.
Ano | Período da 1ª parcela | Período da 2ª parcela2023 | maio | junho2024 | abril | maio2025 | abril e maio | maio e junho
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o INSS organiza os depósitos conforme o número final do benefício, o que mantém o cronograma escalonado. Esse modelo facilita o planejamento financeiro e, ao mesmo tempo, reduz a pressão econômica sobre os beneficiários.
O INSS paga o benefício aos segurados que recebem benefícios previdenciários mensais. Entre eles, estão: aposentados; pensionistas; beneficiários de auxílio por incapacidade temporária; segurados que recebem auxílio-acidente; beneficiários de auxílio-reclusão.
Por outro lado, quem recebe o não entra nessa regra, pois esse pagamento não possui natureza previdenciária.
Quando o governo autoriza a antecipação, o INSS divide o pagamento em duas etapas. Primeiro, o beneficiário recebe metade do valor, sem descontos. Depois, o instituto libera o restante, já com possíveis deduções legais.
Moysés Batista é editor de conteúdo no FDR, com foco em finanças pessoais, benefícios sociais, políticas públicas e direitos do cidadão. Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atua com foco na produção de conteúdos informativos orientados por dados oficiais e normas do Governo Federal. É responsável por análises e pautação sobre programas sociais, crédito, previdência e consumo, com ênfase em clareza, serviço ao leitor e verificação de informações públicas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!